A Apple anunciou um novo programa de reparo (o famoso recall) voltado especificamente para o iPhone 14 Plus. Segundo a empresa, "uma pequena porcentagem" desses modelos apresenta uma falha que impede a exibição da pré-visualização da câmera traseira. O reparo é gratuito e pode ser solicitado pelo site da empresa, caso a unidade esteja entre as afetadas.

Falha na pré-visualização da câmera traseira

O recall acontece devido a um problema que afeta o recurso de pré-visualização da câmera traseira em determinados modelos do iPhone 14 Plus.

Essa falha impede que os usuários vejam a imagem que a câmera está capturando antes de tirar a foto. Ou seja, trata-se de um problema significativo que praticamente inutiliza a câmera do aparelho.

Como verificar se o seu iPhone 14 Plus é elegível ao recall

O recall não é para todas as unidades do iPhone 14 Plus. O programa é válido apenas para uma "pequena porcentagem" de aparelhos, especificamente para modelos vendidos entre 10 de abril de 2023 e 28 de abril de 2024.

Site da Apple para verificar se seu iPhone 14 Plus pode ser reparado
Site da Apple para verificar se o seu iPhone 14 Plus pode ser reparado

Para verificar se o seu iPhone 14 Plus está entre as unidades afetadas pela falha e, naturalmente, é elegível ao programa de reparo, basta inserir o número de série do dispositivo no site de suporte da Apple — esse número pode ser encontrado em "Ajustes > Geral > Sobre".

Como funciona o recall

Se o número de série do dispositivo indicar que ele está dentro do lote afetado, a Apple vai oferecer o reparo gratuito da câmera traseira.

No entanto, a empresa ressalta que o aparelho não pode apresentar outros tipos de danos que possam complicar o processo de reparo, como tela trincada ou danos causados por líquidos.

A Apple também informa que o programa cobre o falha da câmera do iPhone 14 Plus por até três anos a partir da data original de compra.

Reembolso para quem já pagou pelo reparo

O novo programa de reparo ainda garante um reembolso para aqueles que já pagaram para corrigir o problema da câmera traseira. Portanto, caso um usuário tenha identificado e corrigido o erro antes do anúncio oficial do programa, é possível entrar em contato com a Apple para solicitar o reembolso.

Onde o reparo pode ser realizado

O reparo pode ser realizado em lojas físicas da Apple ou em Centros de Serviço Autorizados. Para quem não tem acesso a um local de atendimento, a empresa também pode oferecer opções de envio pelos Correios para realizar o reparo remotamente.