Muitos usuários não têm um conhecimento satisfatório sobre o GNU/Linux e, por isso, se vêem perdidos no momento de escolher uma distribuição. Há também casos de pessoas que utilizam uma distribuição para realizar algumas tarefas, sem saber que há uma outra distribuição que lhe permite realizar estas mesmas tarefas de forma mais fácil e rápida, a escolha da distribuição é uma coisa que com o tempo é algo que se torna natural e simples, eu particulamente, prefiro o Debian ou as baseadas no Debian, o que não falta no Linux, é opção para escolher.
Então vou começar falando um pouco sobre o Debian:
O Debian foi uma distribuição lançada em 1993, com a proposta de manter uma distribuição o mais livre possível, O Debian é a maior distribução Linux, não associada a uma empresa que comercializa ou distribui.
Os pacotes são disponibilizados em .deb.
O sistema de atualização de pacotes utilizado é o APT (ADVANCED PACKAGE TOOL).
Algumas distribuições que são baseadas no Debian :
Ubuntu, Kubuntu, Kurumin,Biglinux, Linspire, Demudi, Xandros, Morphix, Mephis, Progeny, Kanotix, Knoppix.
Vantagens :
- Facilidade na instalação do sistema
- Facilidade na instalação de programas
- Ótima documentação
- Estabilidade
- Segurança
- Facilidade na atualização do sistema
A única desvantagem que vejo no Debian e nas distribuições baseadas nele é justamente o fato de ser uma distruibição bem prática e fácil de aprender a utilizar isso com o tempo pode gerar uma acomodoção do usuário, por exemplo :
Isso acontece muito, o usuário se vicia no apt-get e mesmo depois de muito tempo usando o Linux, não sabe compiliar ( compilar é o ato de realizar uma instalação de um programa minunciosamente, mostrando se existe erros ou não) , mas estamos ainda no nível básico, depois falarei para vocês um pouco sobre compilar e como realizar essa tarefa.
Atualmente a mais usada das distribuições baseadas no Debian é o Ubuntu e tem conquistado cada vez mais usuários no mundo inteiro, temos ainda duas distribuições bem usadas e que surgiram no Brasil, são elas o BigLinux e o Kurumin.
Red Hat
O Red Hat surgiu em 1994 e com ele nasceu o formato de pacote RPM (RedHat Package Manager) que foi adotado por diversas outras distribuições, por exemplo o Mandriva,Fedora,centos,suse
Nascido do Yellow Dog Updater (YUP), o YUM é o gerenciador de pacotes dos sistemas baseados no Red Hat e no Fedora, e usa pacotes .RPM. Ele se tornou o gerenciador de pacotes padrão do Red Hat e é usado por boa parte dos sistemas baseados no Red Hat e no Fedora.
Slackware
Foi lançado em 1993 e sempre buscou se aproximar o máximo possível do Unix, tem como as principais características:
- Estabilidade
- Segurança
- Simplicidade (apesar de não ser uma distribuição com a interface gráfica, tão amigável)
O sistema padrão de pacotes é o .tgz, no entanto também trabalha com o gerenciador de pacotes o pkgtool (installpkg, upgradepkg, removekpg, explodepkg, makepkg), sem gerenciamento de dependências.
Uma grande ponto positivo do slackware é a possibilidade uma instalação detalhada, com a compilação dos pacotes.
Gentoo
O diferencial do Gentoo Linux, em relação às outras distribuições, está no uso da ferramenta de gerenciamento de pacotes Portage, que dá ao usuário a possibilidade de ter o sistema adaptado ao seu perfil, pois cada pacote é compilado durante a instalação, de forma automatizada, otimizada e com todas as dependências resolvidas.
Algumas características do Gentoo Linux:
- Suporte a várias plataformas, incluindo: x86, AMD64, PowerPC, UltraSparc e Alpha.
- Últimas versões estáveis do KDE , GNOME e Xfce.
- Ambiente de desenvolvimento GNU moderno
- Suporte à hardware: NVIDIA, Creative Labs Live! e Audigy.
- OpenGL modular.
- Cerca de 10000 pacotes dos melhores softwares disponíveis no Portage.