Nessa parte da série veremos os elementos que compõem uma identidade visual e exemplos de cada um deles.

1) Logotipo: particularização da escrita de um nome. Alguns tipos de logotipos:

a) Letras desenhadas:


b) Letras de um alfabeto existente:


c) Letras de um alfabeto existente com modificações:


2) Símbolo: sinal gráfico que identifica um nome, idéia, produto ou serviço. Alguns tipos:

a) Abstratos: à primeira vista não representam nada, seus significados devem ser apreendidos.


b) Figurativos:
- Baseados em ícones: desenhos fiéis ao que representam.


- baseados em fonogramas: formados apenas por letras, que não são logotipos.


- baseados em ideogramas: representam idéia ou conceitos.

ATENÇÃO!
Não confunda símbolo com signo. Os signos são desenhos com significados específicos, destituídos de emoção.



3) Cor: cores relacionadas à empresa representada, formando a personalidade visual.
4) Alfabeto Padrão: utilizado para escrever todas as informações complementares em uma identidade visual.

No próximo artigo veremos as influências que as formas exercem sobre os elementos da identidade visual.