O processo de transformação de internautas em consumidores on-line varia de país para pais, depende do nível educacional da população, renda, grau de segurança disponibilizado, desenvolvimento das empresas, entre outras. Mas o fato concreto indicado pelos dados históricos e pelas pesquisas é que o percentual dos compradores em relação aos usuários aumenta ao longo do tempo em praticamente todos os países. Por exemplo, nos EUA mais da metade dos internautas compram on-line. Já no Brasil existem 23 milhões de pessoas conectadas a Internet, este número não desanima, pois a maior parte deste é formada pela população de maior nível de renda, gastando em média US$ 493 anualmente em compras.
Pensando nos efeitos do comércio eletrônco, em razões para entrar para o comércio eletrônico, bem como porque comprar e vender na web.
Razões para entrar para o comércio eletrônico
1. Marcar presença;
2. Tornar disponíveis informações sobre seus produtos/serviços;
3. Distribuir informações com rapidez;
4. Vender;
5. Atingir público-alvo disperso geograficamente;
6. Responder com agilidade às dúvidas e perguntas dos clientes;
7. Estar 24 horas no ar;
8. Atingir um mercado altamente qualificado;
9. Atingir mercados emergentes;
10. Ser um canal de contato com seus clientes.
COMPRAR NA WEB
Compras são realizadas na web, devido:
- Ao conforto de se pesquisar preços estando em qualquer lugar, através de um computador ou um celular, não tendo a necessidade de se locomover e enfrentar filas, horários e mal atendimento;
- A diversividade de produtos sem restrição de tempo para escolher, preços melhores, pois parte da cadeia de suprimento é eliminada, e também são reduzidos os gastos operacionais para as empresas;
- Diversas formas de pagamento, desde o cartão de crédito até o boleto bancário, pois há pessoas que não tem confiança em informações eletrônicas.
VENDER NA WEB
Vendas realizadas na Web devido:
- Redução de custos operacionais;
- Aumento de divulgação isto é marcar presença e venda com isso o lucro;
- A mídia e as pessoas valorizam quem está na Internet;
- Criar novas oportunidades de negócios: a marca da empresa será vista no mundo inteiro. Mesmo que a empresa não pense vender para determinada cidade, lá pode haver um consumidor, um possível franqueado, ou quem sabe um fornecedor que possa se interessar na empresa;
- Manter a empresa ligada com a equipe de vendas: procurar aumentar cada vez mais o numero de informações dos produtos estando em contato com a equipe de vendas;
- Serviço às clientes: sugestões e reclamações, características dos produtos da empresa, como tamanhos, cores, modelos, opcionais, de forma interativa, ou seja, a empresa vai informando e guiando durante a navegação do cliente;
- Imagens, sons e filmes: a WWW permite colocar sons, imagens e até um pequeno filme.
- Criar um serviço de atendimento ao cliente 24 horas: o atendimento 24 horas poderá ser o diferencial de empresa. Pelas páginas da Internet o cliente irá direto ao ponto desejado resolvendo o problema que encontrar;
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