O plano de ação é utilizado por diversas empresas em todo o mundo, na sua confecção pode ser dividido em três seções:
o Resumo do Projeto, o Detalhamento do Projeto e Considerações Estratégicas e Gerenciais.
A seção Resumo do Projeto, como o próprio nome indica, contém informações resumidas ao gosto de um alto executivo. Ali se encontram os seguintes dados: a meta do projeto (objetivo gerencial, prazos e custos totais), o desdobramento da meta por departamentos ou por períodos de tempo, o escopo do projeto (o que será feito e o que não será feito), as principais etapas e seus responsáveis, critérios de aceitação de conclusão de etapas e de encerramento do projeto.
A seção Detalhamento do Projeto contém informações pormenorizadas das partes quantitativas do projetos: tarefas, datas, recursos e custos. São utilizados alguns recursos tradicionais de gerência de projetos, como o Gráfico de Gantt, o diagrama PERT, o cronograma físicofinanceiro, os gráficos de recursos e custos, as tabelas do plano de compras e o plano de treinamento. Em empresas que tocam múltiplos projetos, a distribuição de recursos escassos geralmente é estratégica.
Na seção Considerações Estratégicas e Gerenciais encontram-se comentários sobre a melhor estratégia de conduzir o projeto, como será feito o controle de modificações (tanto do escopo do produto como de objetivos, prazos e custos), a análise de riscos e suas contramedidas e a análise dos fatores críticos de sucesso. Uma característica da vida de um projeto é o constante aperfeiçoamento dos planos e isto ocorre pelo fato de que, quanto mais avançamos na execução do projeto, mais entendemos do produto ou serviço que está sendo desenvolvido. Chama-se isto de “ondas de planejamento”. Assim, o Plano de Ação sofrerá algumas atualizações durante o ciclo de vida de um projeto. De uma maneira genérica, serão produzidas as seguintes versões:
-Versão Inicial: Produzida durante a fase de Estudo de Viabilidade. Esta versão contém uma macrovisão do projeto, constituída de especificações do escopo (o que será feito e o que não será feito), da meta (prazos e custos) e das principais etapas (prazos e custos).
-Versão Intermediária: Produzida logo após a fase de Definição de Requisitos. Aqui é feita uma primeira tentativa de detalhamento, acrescentando à versão inicial o seguinte: relação de atividades, estimativas de tempos, seqüenciamento e custos e análise de riscos.
-Versão Definitiva: Produzida logo após a fase Design. É um aprimoramento da versão anterior e contém todos os itens descritas anteriormente.
Enfim muito do sucesso de um projeto se prende à confecção de um bom Plano de Ação.
Escolhas do editor
Esse texto foi útil?
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.