Guia de uso do Twitter para Empresas - Parte 2
Já sabemos que apesar do Twitter ser uma ferramenta muito versátil é apenas mais um complemento que tem de ser trabalhado juntamente com todos os outros social media (redes sociais, blogs, friendfeed, rss, last.fm, blip.fm, etc.).
Por Redação Oficina em
Usar o Twitter para a comunicação institucionalJá sabemos que apesar do Twitter ser uma ferramenta muito versátil é apenas mais um complemento que tem de ser trabalhado juntamente com todos os outros social media (redes sociais, blogs, friendfeed, rss, last.fm, blip.fm, etc.).
ConhecerAssim como explicado no Guia de uso do Twitter - Geral também as empresas precisam antes Conhecer para só depois Publicar. Para melhor conhecer o que se passa e como funciona o Twitter devemos ter em mente que toda a informação publicada através do uso da aplicação tem como ser monitorizado na internet.
O que é monotorizarAgora podemos aprofundar melhor o assunto e a seguir veremos a importância da Monitorização e como proceder. Apresento algumas ferramentas úteis, ensino como usar e ainda partilho alguns links para melhor monitorização do Twitter.
Ferramentas e aplicações O primeiro passo na monitorização é definir quais as ferramentas que serão utilizadas e algumas delas como o TwitterPortugal, que oferece a compilação das mensagens enviadas pelos portugueses registados, já foram mencionadas anteriormente no Guia de uso do Twitter - Geral. Outros mecanismos que também já vimos são o TwitterSearch que traz-nos a possibilidade de encontrar todas as mensagens enviadas que contenham uma determinada palavra e as Hashtags que facilitam a reunião num único sítio de todas as mensagens com o mesmo assunto. Já para sabermos quais os termos mais enviados podemos consultar o Tweetmeme, o Twemes, e o Twist entre muitos outros.
O que monitorizar?Para monitorizar as mensagens de Twitter temos de fazer uma pequena lista de prováveis palavras-chave, relacionadas com a empresa, produto ou marca a ser pesquisado. Ou seja, precisamos listar o nome da empresa, de seus principais produtos, seus executivos, e todos os dados importantes que podem ser publicados na internet. Depois podemos programar as pesquisas como acima mencionado.
AnalisarPara elaboramos boas analises das mensagens temos de ter em mente que a principal vantagem das medias sociais é nos proporcionarem a verdadeira opinião dos utilizadores. O conteúdo gerado pelo utilizador (UGC) é a moeda mais valiosa para qualquer acção de comunicação ou marketing pois expressa a real opinião do consumidor final em relação à empresa, marca ou produto (Word of Mouth - WOM). Por isto mesmo é que a analise qualitativa é muito mais importante que a análise quantitativa no caso das medias sociais, e claro está, do Twitter.
PublicarJá vimos todos os passos que devem ser seguidos antes da publicação e efectiva divulgação e comunicação da empresa, marca ou produto no Twitter. Por isto, agora podemos ver mais ao pormenor a segunda parte da regra Conhecer para só depois Publicar. Além disso, vale relembrar as vantagens e desvantagens do Twitter na comunicação nas empresas e principalmente tentar potencializar as vantagens:
ExemplosAlguns exemplos já clássicos de empresas que entendem e sabem utilizar o Twitter como mecanismo de divulgação de suas marcas e produtos são:
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