O Technorati aponta que a influencia dos blogs chegou às empresas e governos, impactando inclusive em eleições e revoluções mundo a fora e sem distinção de idade, sexo ou espaço geográfico. Por isso, o estudo deste ano traça quatro perfis de blogueiros.
O primeiro deles é o de “hobbysts”, 72% do total de blogueiros que não estão interessados em ganhar dinheiro com suas páginas. O segundo grupo, correspondente a 15% dos escritores virtuais, é formado por profissionais que veem o blog como um complemento à renda ainda que não considerem “blogar” um trabalho profissional. Sete a cada dez deles querem atrair novos negócios ao mesmo tempo que compartilham seus conhecimentos.
O menor grupo, de 4%, é formado pelos profissionais da blogosfera e demonstra o interesse de organizações nesse universo. Eles, geralmente, são contratados para blogar para empresas.
Já o grupo que mais chama atenção é o de “auto-sustentáveis”, ou aqueles que vivem do blog. Esse grupo é formado por 9% dos blogueiros entrevistados e um a cada dez deles passam 40 horas semanais ou mais blogando. Cerca de 70% deles dizem que possuem um blog sua própria empresa ou negocio enquanto 22% apontam que o “blog é sua empresa”. Para seis a cada dez, a quantidade de pageviews é mais importante que a satisfação pessoal e 88% utilizam o Twitter para inundar suas páginas com visitantes.