Neste tópico vou explicar como liberar conexões remotas pela rede a uma base de dados PostgreSQL. Por padrão o PostgreSQL vem configurado para receber apenas conexões locais (localhost ou 127.0.0.1). Para conectar de outra máquina na rede é preciso alterar algumas configurações básicas em 2 arquivos.

São eles: postgresql.conf e pg_hba.conf.

No postgresql.conf vamos editar a seguinte linha:

#listen_addresses = "localhost" # what IP address(es) to listen on

Como em todo arquivo de configuração em programas linux, o # na frente da linha significa um comentário e com isso desabilita o parâmetro seguinte, tomando seu valor default, que no caso é localhost. Descomente essa linha e substitua seu valor por *. Assim seu PostgreSQL estará apto a ouvir conexões de qualquer IP. Então essa linha ficará da seguinte forma:

listen_addresses = "*" # what IP address(es) to listen on

Isso não quer dizer que ele estará aberto para qualquer IP da rede. É possível criar políticas de acesso através de outro arquivo que falaremos a seguir.

Liberando as conexões no arquivo pg_hba.conf:

Este é o arquivo do Postgre responsável pela liberação de usuários, hosts e bancos de dados. Nele é possível dizer qual usuário de qual ip (ou rede) conectará a qual banco. É possível liberar qualquer usuário para conectar a qualquer banco, mas esta é uma regra cautelosa a ser seguida pois pode comprometer a segurança do seu servidor de bases de dados.

Por padrão o arquivo vem com a seguinte configuração:

# "local" is for Unix domain socket connections only
local all all trust
# IPv4 local connections:
host all all 127.0.0.1/32 trust
# IPv6 local connections:
host all all ::1/128 trust

Pode haver alguma variação das configurações padrões de acordo com a versão utilizada, mas geralmente é algo que represente essas informações. Basicamente elas querem dizer que todas as conexões locais podem ser realizadas por qualquer usuário do banco a qualquer banco de dados.

Para liberar o acesso remoto basta criar uma nova regra seguindo o seguinte padrão:

host all all 0.0.0.0/0 trust

Com essa regra qualquer usuário de qualquer IP poderá se conectar a qualquer database.

Importante: O parâmetro trust quer dizer que não será solicitada qualquer senha para conectar ao banco de dados. Então, qualquer pessoa com acesso à sua rede poderá se conectar ao servidor PostgreSQL sem nenhuma restrição. Se a sua rede for restrita como uma turma de um curso ou um ambiente de desenvolvimento interno de empresa não há riscos, porém, é necessário possuir um ambiente de rede interno isolado.

Este parâmetro é útil quando você ainda não se conectou ao banco para criar uma senha de acesso ao usuário postgres (do banco e não do sistema operacional). Então você se conecta e reseta a senha do usuário. Logo em seguida, altere o parâmetro para md5. Assim, uma senha será solicitada ao tentar conectar-se ao servidor Postgre.

Assim ficará a regra de liberação:

host all all 0.0.0.0/0 md5


É possível também liberar o acesso apenas a uma rede específica:

host all all 192.168.0.0/32 md5

Ou também, informar qual usuário poderá conectar:

host all usuariodobanco 192.168.0.0/32 md5

Também informar qual o banco de dados a ser conectado por este usuário:

host bancodedados usuariodobanco 192.168.0.0/32 md5

Na regra acima, o usuário usuariodobanco poderá conectar-se apenas ao banco bancodedados apenas se estiver dentro da rede 192.168.0.0. Em breve escreverei outro post falando um pouco mais sobre as regras do pg_hba.conf.