Nos anos 70 os Sistemas de Apoio à Decisão eram considerados sistemas computacionais, que usavam base de dados e de modelos, para auxiliar no processo à decisão, o resultado da aplicação de técnicas computacionais nas tarefas de gestão ajuda muito na tomada das decisões.
Ao longo dos tempos vários autores mostraram que os SAD(Sistemas de Apoio a Decisão), são sistemas interativos, baseados em computadores, que têm como objetivo principal ajudar nas decisões e utilizar os dados e modelos para identificar e resolver problemas. Os objetivos dessas aplicações é ceder informações para facilitar uma melhor tomada de decisão.
Os sistemas de apoio à decisão não substituem o decisor, no geral esses sistemas usam são desenvolvidos utilizando um processo evolutivo e iterativo, com uma interface que facilita a aprendizagem. São capazes de apoiar todos os níveis de gestão, desde o nível estratégico até o operacional.
Claramente esses sistemas são uma poderosa ferramenta e esta se tornando essencial para apoiar os gestores, aumentando a capacidade de processamento de grandes volumes de informação ao longo do processo de tomada de decisão.
Um SAD traz como beneficio uma vantagem competitiva ou estratégica sobre os concorrentes, pois encoraja o decisor na exploração e descobertas do mesmo. Um SAD tem a função de gerar informação, utilizando ferramentas sofisticadas de análise, banco de dados internos e externos, para propiciar ao decisor soluções para as questões essenciais ao funcionamento da empresa, auxiliando assim a tomada de decisão. Um SAD eficiente permite fácil interação com o usuário do sistema, para que este possa acessar tranquilamente seu banco de dados e modelos e absorver de forma natural as informações e sugestões armazenadas, obtendo vantagem competitiva no mercado em que atua.
A eficácia de um SAD vai depender dos sistema que lhe dão suporte. Entre estes sistemas temos Data Warehouse, que funciona como um "armazém" de dados que dá suporte ao processo de decisão, são orientado a assuntos onde os dados relacionam-se a temas específicos, variável com o tempo, que dizem respeito a períodos de tempo específicos como dia de pagamento, mês, férias, semestre.
O acesso dessas informações podem ser feitas de 3 formas básicos:
Virtual - o usuário final tem acesso direto à informação;
Central - acesso à informação se dá ao em um único ponto ;
Distribuída - informação distribuída em alguns pontos da estrutura da empresa, o que exige alimentação e manutenção distribuída dos dados.
Alguns equívocos na hora são comuns na hora de implementar um Data Warehouse, o principal deles é o de escolher um gerente orientado para tecnologia, muitas empresas comentem esse tipo de erro. Focar o sistema em dados tradicionais internos orientados a registro e ignorar o valor potencial dos dados textuais e dados externos, gerar expectativas que não serão atendidas.
A utilização de um SAD proporciona um auxílio significativo ao processo de
tomada de decisão, onde as informações fornecidas por esse sistema são incorporadas às nossas experiências individuais. É importante que um SAD retrate a cultura de uma organização, tornando-se parte dela, de forma que não atenda as necessidades apenas de única pessoa, razão essa a qual empresas estão adotando cada vez mais essa tecnologia.
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