Já pensou em poder utilizar ou compartilhar textos, músicas, imagens, etc.. Sem precisar passar por burocráticas autorizações dos direitos autorais? Com o Creative Commons isto é possível, conheça agora o serviço que vem inovando as obras intelectuais em mais de 40 países.



O que é Creative Commons?


“Creative Commons é um projeto global, presente em mais de 40 países, que cria um novo modelo de gestão dos direitos autorais. No Brasil, ele é coordenado pela Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. Ele permite que autores e criadores de conteúdo, como músicos, cineastas, escritores, fotógrafos, blogueiros, jornalistas e outros, possam permitir alguns usos dos seus trabalhos por parte da sociedade. Assim, se eu sou um criador intelectual e desejo que a minha obra seja livremente circulada pela Internet, posso optar por licenciar o meu trabalho escolhendo alguma das licenças do Creative Commons. Com isso, qualquer pessoa, em qualquer país, vai saber claramente que possui o direito de utilizar a obra, de acordo com a licença escolhida”. (creativecommons.org)




Finalidade


Creative Commons tem por objetivo facilitar o compartilhamento de (textos, músicas, imagens, filmes e outros), sem precisar de burocráticas autorizações de direitos. Com o sistema CC a praticidade na hora de editar e divulgar trabalho de terceiros facilita muito. Para ter um controle de informações e direitos que você queira disponibilizar, CC possuem as chamadas Licenças Creative Commons.


Licenças


As Licenças Creative Commons são feitas de botões que possuem diferentes tipos de restrições. Estas são caracterizadas por símbolos que representam os diferentes níveis de restrições, sendo eles: Uso não Comercial, Compartilhamento pela mesma licença, Não a obras derivas, etc.


Para aderir uma licença para um site, por exemplo, é muito simples. Basta seguir os seguintes passos:

1. Acessar www.creativecommons.org.br
2. Publique com segurança e legalmente.
3. Licencie a sua obra – Defina o tipo de licença.
4. Código para implantação.


No Brasil


"Originalmente, as principais licenças Creative Commons foram redigidas levando em consideração o modelo legal norte americano. A partir da versão 3.0, as licenças passaram a ser redigidas de acordo com a legislação internacional sobre direitos autorais, como as Convenções de Berna e Roma. Isso faz com que possam se integrar facilmente às legislações dos países que participam dessas convenções, como é o caso do Brasil. No Brasil, as licenças já se encontram traduzidas e totalmente adaptadas à legislação brasileira. O projeto Creative Commons é representado no Brasil pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro". (wikipedia.org)