O Quick Response Code - QR CODE (Código de resposta rápida) está sempre em rodas de discussão sobre sua real praticidade e funcionalidade, mais especificamente no mercado da comunicação. Não vamos entrar neste mérito agora, e sim explicitar quatro maneiras como o QR Code pode transformar a educação formal nas próximas décadas. Partindo, é claro, do pressuposto de que o consumo de smartphones só tende a aumentar e penetrar em diferentes camadas sociais. Por isso é muito válido analisarmos com mais critério o potencial dessa tecnologia para a educação.
01) O QR Code pode funcionar como um histórico estudantil do aluno que contenha muito mais do que suas notas. Os professores podem incluir trabalhos premiados, vídeos, resultado de testes ou até mesmo outros projetos multimídia realizado pelo aluno durante o ano letivo. Isso facilitaria o compartilhamento de informações importantes entre professores de classes diferentes e até entre outras escolas.
02) Os códigos podem ser um excelente canal de comunicação entre a escola e os pais. Professores podem criar códigos próprios com links para feedback sobre o comportamento e aproveitamento do aluno em sala de aula. E até mesmo incluir exemplos de perguntas para os pais perguntarem aos filhos sobre as aulas, fortalecendo a relação pais e filhos fora da escola. E além disso, essa é uma atitude eco-friendly porque evitaria a impressão de relatórios constantes.
03) Em muitas escolas o uso do celular é proibido, mas repensando o QR Code como uma ferramenta de aprendizagem, esses aparelhos poderiam ser um grande aliado. O interesse dos alunos nas matérias que incluem o código em seus conteúdos ou tarefas pode ser aumentado, apenas pelo fato de haver interação com um aparelho eletrônico.
04) E toda esta experiência adquirida no colégio pode facilitar a transição para a faculdade. Uma universidade dos EUA, por exemplo, espalhou QR Codes pelo campus para ajudar calouros com mapas, vídeos e outros recursos. Além disso, os códigos também conectam os alunos às páginas de atualização das escolas no facebook e twitter, o que é uma jogada inteligente porque estudantes conectados estão menos dispostos a abandonar os estudos.
Assim sendo, na área educativa é uma grande aposta, já que, no momento tecnológico em que nos encontramos, a necessidade da informação deve ser imediata e, a principal função dessa tecnologia é trazer durante as aulas referências a conteúdos online que possam despertar ainda mais o interesse dos alunos.
Outra excelente vantagem desse código é proporcionar interatividade para praticamente todo tipo de material. Podendo ser inseridos em conteúdos impressos, estruturas físicas, como paredes ou banners e ainda websites, vídeos, imagens, etc. Assim, uma forma diferente de interação entre alunos, professores e conteúdos educacionais.
O que você acha desta tendência na educação?