Hoje em dia, com a grande concorrência dos estabelecimentos comerciais, sejam eles físicos ou virtuais, uma boa promoção pode atrair muitos consumidores para a sua loja. Assim, como é muito falado “A propaganda é a alma do negócio”, eu completaria essa popular frase e diria que “A propaganda e uma bela promoção é a alma do negócio”.
Com a grande quantidade de lojas que existem nas cidades, não é difícil organizar uma pesquisa de preços. Hoje em dia, em tempos de internet acessível a todos, as pessoas estão cada vez mais buscando informações sobre o produto desejado e claro, onde encontrá-lo com um preço menor.
Como criar a promoção?
Se você é dono de um estabelecimento comercial, como disse antes, seja físico ou virtual, preste atenção nas dicas abaixo para conseguir organizar melhor uma promoção:
- Estipule uma data para realizar uma oferta. Pode ser em um determinado dia da semana, colocando um ou dois produtos com um valor abaixo do mercado ou mesmo uma mega promoção, por exemplo, no aniversário da sua loja. Aproveite o clima de festa e tente chamar a atenção dos potenciais clientes.
- Falando em aniversário, ofereça uma promoção para quem está aniversariando em um determinado dia ou, uma porcentagem de desconto na compra de algum produto no dia do aniversário.
- Divulgue sempre o máximo de seus produtos. Se possível, dedique-se com a divulgação via e-mail (se o cliente permitir), através de redes sociais, etc.
- Estimule a compra de algum produto. Por exemplo, na compra de determinado produto leva outro modelo totalmente gratuito ou, com a metade do valor de tabela.
- Ofereça brindes. Em um dia de promoção, entregue brindes aos primeiros compradores da loja.
A internet, atualmente, tornou-se uma grande aliada aos comerciantes. Através dela podemos oferecer nossos produtos, podemos ter um site explicativo sobre a loja, expor as promoções, inserir nossa loja nos sites de busca, enfim, uma infinidade de alternativas. Deste modo, seja criativo e pesquise muito sobre as alternativas de colocar sua loja em evidência na mídia virtual. Explore ferramentas de personalização de seu site, não deixe, por exemplo, de utilizar o Google Maps para inserir a localização da sua loja nos mapas virtuais, entre outras coisas.
As redes sociais são boas alternativas de organizar uma boa promoção. As marcas costumam entrar nelas para localizar consumidores, atrair novos, expor seus produtos ou mesmo atrair mais seguidores ou fãs. Mas lembre-se, uma promoção em rede social deve ser muito bem planejada pois, ela pode tomar proporções que você não imaginaria. Deste modo, além de toda regulamentação bem descrita, incluindo programação, data de início, encerramento, local onde a promoção é válida, lembre-se de ficar sempre atento aos comentários gerados sobre a sua marca ou estabelecimento, pois, como citei acima, a resposta dos consumidores pode ser que nem sempre seja positiva.
Como formatar os preços?
Outro fator relevante da promoção é valor do produto. O vendedor precisa ter em mente que o seu produto não precisa estar tão abaixo do preço de mercado, neste caso, as pessoas podem desconfiar que ele tenha algum defeito ou problema. E também, a loja não precisa arcar com um prejuízo imenso com a venda dos produtos, a menos que valha muito a pena para o crescimento da loja.
Como divulgar a campanha?
Os sites de compra coletiva, que estão muito em alta, são boas alternativas de oferecer seus produtos. Lá, apesar de não ser uma promoção propriamente dita, o seu produto ou serviço está exposto por um valor abaixo do mercado e, muitas pessoas poderão conhecer seu serviço por um preço bem bacana. Apenas tenha cuidado de honrar com seu compromisso, não faça que os compradores se arrependam de ter adquirido o produto ou serviço.
Espero ter contribuído com as dicas citadas acima e não esqueça, planejamento é essencial para uma boa promoção. Deste modo, boas vendas!
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