Até agora muitos pequenos empresários compreendem de forma muito nebulosa o importante papel que a internet desempenha a nosso favor. Falando em negócios a internet possui um poder muito grande em ampliar a demanda dos produtos e serviços oferecidos.
Com tantas ferramentas e tecnologias inovadoras on-line ficamos bastante tentados a apressar os passos, mas por gentileza em nome dos seus negócios vamos um pouco mais devagar.
Antes de preocupar-se com a criação de um perfil da sua empresa no Twitter ou no Facebook ou lançar a ideia em um blog ou qualquer outro canal de mídia on-line, você quanto pequeno empresário deve ter atenção que determinadas postagens e conversas podem afetar a imagem virtual de sua empresa.
Os blow-ups não são um problema somente para grandes empresas mas para as pequenas também, uma ação on-line exige bastante planejamento aqui estão quatro dicas básicas para proteger e potencializar a sua imagem e o seu negocio on-line.
Pesquisa e Planejamento
Pensar nos detalhes é a forma mais prática e importante que você pode iniciar a proteção de sua reputação on-line, seja você dono de uma padaria na esquina ou uma multi-nacional. Faça a você mesmo estas perguntas antes de fazer qualquer coisa:
- Quais são as minhas metas e objetivos?
- Quem sou eu e o que estou tentando alcançar? Onde eu acho que essas pessoas estão online?
- Quais os canais on-line ou sites de mídia social pode ser o ajuste certo para o meu negócio?
- Quanto tempo posso investir nisso?
- Estou preparado para uma conversa negativa sobre meus produtos e serviços?
- Use a inteligência para montar um plano, inicie de maneira modesta, sempre fique atento que o objetivo não é chegar em todos os canais de mídia social, você deve estar em redes e mídias que façam sentido e encaixem-se no seu perfil de trabalho.
O monitoramento é essencial
A pesquisa e o planejamento, das conversas e comentários on-line é uma parte bastante importante e critica de proteger a reputação de sua empresa de pequeno porte. Temos algumas razões.
Antes de começar uma comunicação, você deve saber o que as pessoas e empresas do mesmo segmento que o seu estão falando. Tendo estas informações você pode determinar quais conteúdos disponibilizar aumentando o interesse para os seus produtos e serviços.
Esta triagem também ajudará você a evitar constrangimentos posteriores ou explicações, portanto investigue o mundo a sua volta para realizar a melhor ação. Conversa de monitoramento é bastante importante pois ela vai auxiliar você a descobrir quais são as queixas e problemas que sua empresa não conhecia. Isto encontra-se conectado à maneira que você responde aos comentários negativos a respeito de seus produtos e serviços.
Existem muitas maneiras para você realizar o monitoramento on-line como o HootSuite, Google Alerts.
Fique por dentro da conversa
A maneira que você participa das conversas on-line pode variar de acordo com o canal selecionado se estivermos falando de Facebook ou Foursquare. Não importa o canal que você escolher para o seu negocio mais zele sempre por uma conversa franca e transparente.
Planejamento Futuro.
Os jornais e revistas bem como grandes empresas criam calendários e editoriais a cerca da comunicação on-line, deixando sempre alinhados eventos da empresa com a comunicação digital. Sua pequena empresa pode não precisar de uma planilha complexa para agendar as atualizações, mas você deve sempre pensar a frente do seu tempo quando falamos de notícias e informações que você queira compartilhar na rede.
Procure criar o seu próprio calendário no mínimo a cada duas semanas, para que sua participação nas redes sociais se dê de forma funcional para você.
Estar sempre comprometido.
Quando você estiver participando das conversas nas comunidades on-line mantenha-se sempre por perto. Várias pessoas acompanham as conversas e perguntas, procure responder sempre a todas e mantenha-se sempre presente nos meios virtuais.
Mostre transparência.
Independentemente do instrumento de mídia social que você esteja usando, ter clareza e objetividade na resposta de um comentário éfundamental, deixe sempre um outro canal para comunicação seja um endereço de e-mail ou um telefone para contato.
Quando a conversa é negativa
O que você vai fazer caso as pessoas escrevam coisas negativas a respeito de seus produtos e serviços, ou pior ainda tornam público um problema que pode ser nocauteador para o seu empreendimento ?
Os riscos podem soar de forma assustadora mais se você seguir os passos acima, será capaz de gerenciar todos estes riscos. A coisa mais importante a realizar quando se obtém um feedback negativo é fornecer respostas o mais rápido possível. Não existe nada de errado em admitir um erro e pedir desculpas desta forma a grande maioria das pessoas irá ficar do seu lado.
Portanto planeje suas ações e fique sempre atento ao que estão falando sobre sua empresa, para que sua imagem mantenha-se sempre em alta no mundo virtual e consequentemente entre os clientes.
Traduzido de: www.mashable.com