Todos nós estamos muito bem informados das vantagens de ter uma loja virtual, bem como manter o marketing eletrônico que perpetua o processo de venda com dinamismo e eficácia. Já não é nenhuma novidade que o e-commerce está em processo de crescimento esplendoroso aqui no Brasil, todavia, nós preocupamos pouco com o fator primordial, aliás, que tem ajudado os chineses a liderarem no mercado: a popularização individual de nossas lojas virtuais. Talvez, seu negócio ainda não decolou ou estar no nível almejado, porque você ainda não soube como popularizar sua página e cativar o e-consumidor.


O povo transformando em dinheiro


Muitas lojas virtuais deixam de vender mais, isso no sentido amplo, porque não conseguem cativar toda à massa e popularizar suas páginas. Talvez, você possa até contestar afirmando que não pretende vender para o "povão", mas, para um grupo seleto. Porém existe um diferencial entre tornar sua loja virtual popular e ter clientes selecionados! Aqui o conceito de popularidade é fazer seu negócio virtual transformar-se numa máquina de trocar gente por dinheiro. Quanto maior for o número de pessoas que conhecem, visitam e divulgam seu site, mais você poderá vender. É uma velha lógica que tem como princípio a idéia de maior número de pessoas, maior renda per capita. O grupo "seleto" que você procura é grande e, caso você não tenha seu negócio bastante divulgado, obviamente estarás perdendo e-consumidores e conseqüentemente dinheiro.

O poder de uma publicidade popular é incrivelmente influenciador até mesmo para um determinado grupo. É preciso entender que quanto maior for o grau de publicidade e popularização, será ainda maior o de aprovação. Embora envolva alguns itens importantes, quero mostrar no decorrer desse artigo, que popularização não é só publicidade, mas, implica também, diretamente no layout do site.


Tornando a página popular


Como foi antecipado, quero que você entenda que a popularização de seu negócio virtual não é somente na publicidade, mas, está diretamente interligado com a forma em que você apresenta os seus produtos. Devemos modernizar a página, porém, essa modernização jamais poderá exceder sobre o princípio do conforto e agilidade da compra por parte do seu e-consumidor. O ambiente virtual deve ser da mesma maneira que uma loja física, com recursos simples e diretos. Hoje nos Estados Unidos e China, por exemplo, existem softwares que são desenvolvidos para o merchandising dos produtos, materializando-os o máximo possível através da imagem. Torna-se mais fácil para o cliente olhar e comprar compulsivamente! Você sabia que a maioria das compras em lojas virtuais é realizada de forma compulsiva? Segue o princípio da compra na loja física. Talvez você não queira comprar um terno, mas, ao passar em frente da loja indo trabalhar, você volta, pede para embrulhá-lo e leva, quase sem nem observar o preço, na maioria das vezes. Uma loja virtual onde o produto se apresente assim é óbvio que venderá muito mais!


O carrinho de compras e o pagamento


O carrinho de compras, deve sim fazer parte do pacote de prioridades de um site popular, deve ficar numa parte bastante visível do layout da página e que seja fácil de manuseá-lo, através de simples cliques. Outro fator primordial será o conforto no pagamento, formas que se assimilam com a grande massa. Quanto mais prática for à maneira de seu cliente pagar, melhor será, haja a vista, que o povo brasileiro não é muito de se apegar a burocracias e muito menos a transtornos na hora de realizar qualquer negócio. Creio que o maior concorrente de seu negócio virtual não é outro site de venda de produtos, ainda que igual ao seu, mas, a loja física, até porque, ela oferece a materialização diante dos olhos e a forma de pagar é popular. Você conta com a atenção, disponibilidade e o ato compulsivo do cliente que visita sua loja, portanto, deve oferecê-lo logo tudo que ele precisa para comprar! Você não estará presente para mostrar e falar sobre o produto e nem estará no caixa para receber, então, trate de fazer o produto se auto-apresentar através de sua vitrine e deixar o cliente a par de todas às formas de pagamento.

Portanto, busque otimizar seu site para uma melhor navegação do e-consumidor, fazendo o processo de aquisição do produto o mais simples possível. Gerencie sempre todas às atividades a ponto do mais leigo em internet conseguir captar a mensagem e adquirir o produto. Lembre-se que nem todo mundo tem a mesma formação que você em uso de internet. Atualmente percebo que os sites são muito técnicos e pouco confortáveis para o cliente, não oferecem atrativos e muito menos formas de prender o internauta.


Soluções em publicidade


Estive outro dia observado como um determinado site de compra coletiva estava crescendo mais que os outros. Achei estranho e busquei estudar o que ele tinha de diferente para vender o dobro, sabe o que descobri? Descobri que ele era um dos dez sites mais divulgados na internet! Está presente no site do bairro, padaria, Google, grandes empresas, em toda à parte ele está presente através de um banner. Este é um investimento que pode até custar um pouco, isso depende de quanto você pode investir, mas, garanto que lhe renderá vendas múltiplas. O povo gosta de falar sobre o que ver de novo e uma pessoa que ver sua loja virtual indicará para outra.

O conceito de popularidade será transformado em gerador de renda, sua loja virtual irá, com certeza, ter um crescimento extraordinário. Não basta postar a foto e o preço do produto, é preciso materializá-lo diante do cliente, isso é possível por intermédio de um bom designer e apresentação. Seguindo essa lógica você não se arrependerá e poderá até cansar de passar o dia e a noite contabilizando ganhos!