Eu sempre ouço das pessoas: "Eu quero ter um e-commerce", "Eu quero ter minha propria loja virtual". Acredite, não basta querer. É preciso entender toda a revolução que isso vai trazer para o seu negócio e para a sua vida.

As motivações tem que ser ligadas a inovação, desejo de crescimento, divulgação de marca etc e não a declaração que mais tenho ouvido das empresas que me contratam para projetos de e-commerce: " Quero ter um e-commerce porque meu concorrente já tem!".

Em primeiro lugar: se o seu concorrente já tem , você já esta atrasado! já perdeu vendas e sua marca já desvalorizou no minimo 10%.
Segundo: a sua loja virtual tem que ser tratada como mais uma unidade de negocio da sua empresa, mais uma loja, uma filial! e não um lugar para jogar apenas estoque parado ou mercadorias de devolução, mesmo que isso possa ser feito não deve ser o objetivo da loja virtual.

Comece preparando um Plano de Negócio, você vai se surpreender com as possibilidades de faturamento e retorno financeiro, ou não!

Há algum tempo fui contratada para um projeto de e-commerce onde as motivações estavam totalmente equivocadas , hoje eu vejo que deveria ter alertado a todos sobre isso, o plano de negocios apontou que o investimento seria alto mas o retorno para a marca e o retorno seriam muito bons. Mas, o Diretor de vendas ( que era o responsavel pelo e-commerce ) disse que, queria ter uma loja virtual porque todo mundo tem e porque o seu maior cliente comprava quase toda a sua produção vendia pela internet e era um sucesso e que ele queria isso também.

Durante a fase de construção do projeto loja virtual, as motivações erradas foram tomando conta de todo o entusiasmo que um projeto desse tipo promove dentro de uma empresa. e depois de 4 meses chegamos a conclusão que a empresa não estava "preparada" para ter um e-commerce. Isso mesmo! não estava preparada.

Era uma multi nacional, com produtos fantásticos, uma marca reconhecida pelo publico e ótimas vendas para outras lojas, mas a motivação sobre a loja virtual estava errada.

Eles queriam uma loja virtual melhor do que o concorrente, mas não queriam pagar por isso. Eles queriam faturar com a loja virtual, mas o que faturavam no momento já estava muito bom. Eles queriam lançar novos produtos pela internet, mas a fabrica não estaria preparada para produzir mais para a loja virtual. Eles queriam ser diferentes, mas não queriam ser iguais aos outros.Eles queriam, mas isso não basta!

A conclusão do Presidente da empresa:


"Nós fazemos muito bem o que fazemos, não somos uma empresa de T.I. para ter loja virtual, isso dá trabalho e teremos que ter gente dedicada a isso. A Loja virtual poderá ser a nossa maior fonte de renda no próximo ano, e isso vai acabar com os nossos clientes, que vêm até nossa fabrica comprar nossos produtos. Não queremos isso."

Um projeto lindo, jogado no lixo. Meu conselho: "Faça um plano de negócio bem elaborado, perca todo tempo que for preciso nisso, porque talvez você identifique que não é hora ( ainda ) de se aventurar nas vendas online. E nada há de errado nisso.

Você vai trabalhar 24 horas por dia ( loja virtual nunca fecha ), você vai vender mais do que planejou ( se fizer um otimo Business Plan ), sua loja virtual pode ultrapassar as vendas da sua loja fisica ( as vezes isso não é confortável para sua estratégia).

Se você dispõe de 60 minutos para cortar uma árvore, passe 45 amolando o machado?! Planeje e descubra , se você só quer uma loja virtual ou se você quer mesmo um e-commerce.

Não basta apenas querer!