Muito se fala no crescimento do comercio eletrônico no Brasil, mas será que é simples assim montar uma loja de sucesso no mundo virtual? Primeiramente precisamos deixar claro que não existe nada de graça neste mundo, não existe fórmula mágica em que você cadastra alguns produtos em um site com hospedagem grátis e sai vendendo seus produtos Brasil a fora.

Quem quer montar uma loja no mundo virtual precisa entender que muitas responsabilidades de uma loja física continuam existindo, tais como: garantias, atendimento ao cliente, suporte para esclarecimento de dúvidas e principalmente transmitir segurança e credibilidade. Primeiramente você precisa definir se quer “tentar” alguma coisa no mundo virtual ou se realmente quer executar um projeto de e-commerce que pode ter alguma chance de dar certo.


Lojas grátis


Existem algumas ferramentas de lojas virtuais open source (código aberto) que realmente são gratuitas, uma muito utilizada é o Magento que por sinal é uma ótima ferramenta, mas para instalar e configurar esta ferramenta é preciso contratar um bom profissional. Você pode até tentar mexer em alguma coisa, mas ai você pode perder o foco do seu negócio, outra possibilidade é chamar aquele amigo que entende de computador ou então o sobrinho que sabe tudo de internet, bom você pode até tentar, mas em geral não funciona. Para dar manutenção um em um e-commerce é preciso bons conhecimentos de programação e da web como um todo.


E o visual da loja?


Existem várias opções de modelos de leiaute que podem ser aplicados a uma determinada plataforma de e-commerce, depois de fazer o download e instalar provavelmente será necessário algumas personalizações, tais como: colocar o logo, alterar uma figura, colocar um banner entre outras coisas, e para padronizar você precisará contratar um profissional da área.


Profissionalismo


Sabe aqueles anúncios que prometem que você vai ficar rico, ou um tipo de negócio milagroso que da noite para o dia vai mudar sua vida? Pois bem, isso não faz parte de um e-commerce, não tem como montar um bom e-commerce fazendo as coisas pela metade, o mercado está cada vez mais seletivo, e tentar se aventurar sem uma boa estratégia é caminho certo para o fracasso de seu empreendimento da web.


Interpretar o comportamento do usuário


Para um site de e-commerce é importante saber o comportamento dos usuário, saber quais são os produtos mais procurados, por onde é feita a navegação em sua loja, o que poderia ser mais explorado. O Google disponibiliza a ferramenta google analytics gratuitamente para responder estas perguntas, mas é uma ferramenta relativamente complexa que pode oferecer mais de 80 indicadores, e para interpretar e compreender as informações disponibilizadas exige treinamento e experiência.


Quero anunciar no google, quanto custa?


Para anunciar pode ser utilizada a ferramenta google adwords, esta ferramenta permite que seja parametrizado exatamente o que você quer com o seu anuncio, é possível criar anúncios e escolher as palavras chaves relacionadas ao seu negócio. Você paga apenas pelos anúncios clicados, mas novamente, para fazer isso você precisa ter noção do negócio, avaliar as palavras chaves que estão sendo utilizadas e parametrizar tudo isso. O google adwords com certeza trará bons resultados se utilizado corretamente.


Conclusão:


O e-commerce ainda irá crescer muito no Brasil, por conta principalmente da entrada da classe C nas compras virtuais. Para empreendedores sérios, com capacitação e com um boa estratégia o mercado é promissor.