Startup é um termo relativamente novo aos brasileiros. Este passou a designar empresas recém-criadas, "embrionárias", e rentáveis. Começou a ser popularizado nos anos 1990, nos Estados Unidos, quando houve a primeira grande bolha da internet. Muitos empreendedores com ideias inovadoras e promissoras, principalmente associadas à tecnologia, encontraram financiamento para os seus projetos, que se mostraram extremamente lucrativos e sustentáveis. Contudo, há quem diga que será muito conhecida nos meses que se seguem.

Leia também: O que é Lean startup?

Assim, muitos definem qualquer empresa que esteja em fase inicial como um startup, outros, no entanto, dizem que se trata de uma empresa que consegue gerar lucros de forma rápida e cada vez maiores. Já, por definição de mercado e de muitos especialistas, qualquer pequena empresa em seu período inicial, aproximadamente nos dois primeiros anos, pode ser considerada uma startup.

Micro e pequenos empreendedores, tanto como grandes, encontram no startup uma forma de crescimento, uma espécie de teste/adaptação mercadológica, onde se objetiva alcançar um grande número de clientes, evoluindo rapidamente seu ganho de lucros, sem que haja um aumento significativo de custos, tudo isto em um curto espaço de tempo. Possibilitando assim, adquirir certa certeza a cerca da viabilização ou não do empreendimento, sua aceitação no mercado, assim como seu público alvo, entre outras viáveis.

Em seu livro Lean Startup, Eric Ries faz uma boa descrição a cerca do significado de Startup:

Uma startup é uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza.

Sobressaltando-se a questão da incerteza gerada por estes empreendimentos, observa-se, com isso, um grande foco no produto e/ou serviço, e não tanto nas pessoas. Pois se busca, com este, uma possibilidade de análise/melhoramento de seu modelo de negócio, podendo, de acordo com o retorno que obtiver, modificar ou até mesmo baní-lo e criar outro modelo totalmente diferente do seguido atualmente. Há, por exemplo, empreendimentos que nem possuem um modelo de negócio definido, e buscam na startup definir o seu.

Porém, deve-se ter bem claro a questão de que o produto ou serviço nada mais é que a solução para os problemas de um conjunto de pessoas e, sem as elas, nem haveria a necessidade destes serem lançados.

Assim, estes empreendimentos diferem-se das demais empresas por estarem relacionados a pequenos projetos empresariais, geralmente ligados à investigação e desenvolvimento de ideias novas, e ainda, basicamente tecnológicas. No geral, estas startups são compradas, posteriormente, por grandes empresas que se beneficiam com suas inovações.

Startup em empresas já estabelecidas

Ao contrário de que muitos pensam, é possível fazer uso do startup em uma empresa já estabelecida. Ao criar um novo produto, ou disponibilizar um novo serviço, por exemplo, pode-se utilizar dela a fim de analisar, perante o mercado, se seu modelo de negócio está condizente com sua visão de produto, com o que está querendo repassar ao consumidor final e se este produto lhe será rentável.

Sabe-se, porém, que, tanto para novas quanto para empresas já estabelecidas, uma vez que a solução do problema foi criada,  a empresa/empreendimento não é mais uma startup, é uma operação normal de algo já criado. A questão é que, para chegar a essa solução, pode-se levar um bom tempo.

Abaixo cito empresas, e suas atividades, que são ou que já foram startups. Todas são de grande sucesso:

TiVo

Uma empresa especializada em mídia, conteúdo e interatividade, a TiVo foi fundada no ano de 1997, em Alviso, na Califórnia, onde se tornou uma grande empreendedora no que tange a entretenimento residencial, criando o chamado DVR. A empresa ainda continua com grande sucesso entre os consumidores e se apresenta como um modelo inovador de TV, pois o aparelho não permite que nada seja perdido, devido a um mecanismo de gravação.

O principal significado do aparelho, que o distingue dos VCRs é a possibilidade de detecção e exclusão da publicidade que acompanha os programas veiculados pela TV comercial, dessa forma transformando o formato original do produto audio visual que será assistido pelo usuário.


MySpace

Trata-se de um serviço de rede social, que faz uso da internet para comunicação on-line. MySpace foi criada em 2003 e é um sucesso em todo mundo, ganhando milhares de usuários diariamente. Este serviço oferece e-mails, fóruns, grupos, entre outras tantas ferramentas.

Já foi a mais popular do mundo, mas perdeu nos últimos anos para outras redes sociais como Facebook. No entanto, em junho de 2011, a MySpace foi vendida para Specific Media, uma empresa americana de mídia interativa, por US$ 35 milhões. A mesma realizou uma reformulação da rede social, a fim de recolocá-la no mercado.


HomeAway

Esta empresa lidera mundialmente os serviços on-line no que tange a aluguel de casas para as férias. A HomeAway oferece uma grande diversidade de imóveis, e ainda, por um valor bem mais acessível que em tradicionais hotéis. Oferece-lhe, também, várias opções para publicar o seu anúncio a nível internacional em sites líderes em alugueis. 

O grupo HomeAway recebe milhões de visitas de turistas de todo o mundo por ano e conta com sites nos mercados mais importantes da Europa e América, assim, se você deseja atrair viajantes internacionais, deves publicar no HomeAway.

Cooliris

É uma organização que traz novidades no mercado de ferramentas para a internet. Com a Cooliris é possível, por exemplo, assistir episódios de TV, notícias entre outras coisas com uma interface que utiliza tecnologia em 3D.

Cooliris segue sendo um desses plugins imprescindíveis para visualizar galerias de imagens e serviços web (Flickr, Google Image, YouTube, Amazon, etc), e parece que quer seguir sendo o favorito de muitos por esta nova aposta. 

Digital Chocolate

Trata-se de uma empresa criada por Trip Hawkins, um grande especialista em arte eletrônica. Atualmente, é uma das líderes na área de desenvolvimento na indústria de jogos eletrônicos.

Foi fundada em 2003 por Trip Hawkins, a empresa concentra-se no desenvolvimento de jogos para celulares, iOS e Microsoft Windows, e faz, também alguns títulos de não-entretenimento. Seu lema de marketing é "Aproveitar o minuto".


Google

Um dos maiores empreendimentos dos anos 90. Atualmente, a Google se destaca como uma grande organização que arrecada bilhões. Conhecida mundialmente, está presente na vida de grande parte da população mundial com o seu sistema de buscas mais eficiente, trazendo uma boa quantidade de resultados para o assunto pesquisado. 

 O Google também foi classificado pela revista Fortune como o quarto melhor lugar do mundo para se trabalhar e como a marca mais poderosa no mundo pela BrandZ.

Jamba Juice

Dona de uma cadeia de restaurantes, a Jamba Juice é reconhecida pela venda de bebidas naturais que contém frutas e vegetais.

Atua no ramo de varejo de restaurantes e com sede em Emeryville, Califórnia, possui mais de 800 locais de operação em 26 estados, Bahamas, Canadá, Filipinas e Coréia do Sul. Existem cerca de 336 locais de propriedade da empresa e 473 lojas franqueadas operadas, além das mais de 35 localidades internacionais.

Twitter

O Twitter é uma rede de relacionamentos pela internet que teve início em 2006; disponibiliza ferramentas possibilitando trocar mensagens em tempo real. Funciona como se fosse um espécie de sms pela internet, limitando a um número específico de caracteres.

Permite um excelente intercâmbio de informações com diversas redes sociais, entre elas o Facebook, onde é possível com que tudo que o usuário poste no Twitter seja postado em sua conta do Facebook, e vice-versa; o Formspring.me e o Skoob, que permitem que o usuário envie mensagens pré-programadas para o Twitter através deles; e o Tumblr que dá a opção de que o usuário escolha a mensagem que será enviada para o Twitter.

Ebags

Esta empresa é uma on line especializada no comércio pela internet de bolsas personalizadas, como bolsas, malas, mochilas, malas para computadores portáteis e acessórios. Possuidora de um portfólio com bolsas e acessórios de mais de 500 marcas, incluindo Samsonite, JanSport, Kate Spade, Fossil, Nike e, também, a sua própria marca.

Evernote

Fundada em 2009, esta consiste em um caderno de anotações digital no qual você pode guardar links e textos à vontade, podendo acessá-lo de outros PCs e ainda de dispositivos portáteis. Este serviço, coloca a empresa entre as grandes apostas para os próximos anos.

Sendo utilizado por mais de 65 milhões de pessoas e com ênfase na qualidade em lidar com imagens e textos, também conta com um leque variado de aplicativos que trabalham integrados.

Enfim, a Startup é uma boa alternativa para quem possui espírito empreendedor e deseja lançar no mercado produtos e/ou serviços inovadores e que acredita ser bem recebido pelos consumidores. Porém, se não tens certeza de que a comercialização do mesmo será viável e gerará bons retornos, é mais um indício de que a Startup é a melhor solução, pois, como foi dito, se busca um grande número de clientes e um crescente lucro e, tudo isso, com menores taxas de custos possíveis.