Tentar fazer tudo ao mesmo tempo provavelmente significa que nenhum dos itens será bem feito. Além disso, é quase impossível criar uma mensagem que fará a sua oferta se destacar na mente dos clientes. Eu não me recordo de uma empresa que se lançou ao estrelato com um enfoque amplo. Você consegue?O foco é o início para a condução ao sucesso do negócio. Apresento abaixo 6 razões de bom senso:
1 - Tempo de mercado é fundamental
Demora certo tempo para construir processos e produtos para capitalizar uma estratégia global. Enquanto isso, os pequenos concorrentes aparecerão e aproveitar tais oportunidades de negócios favorecerão a vinda de clientes-alvo.
2 - Manter os custos de infraestrutura baixos
Toda empresa precisa de alguns equipamentos básicos e infraestrutura para iniciar uma jornada ou até para o desenvolvimento que já está em curso. A tentativa de lançar nacionalmente o grande sonho em uma tacada só, além de sair muito caro, exigirá um planejamento maior do que sua empresa pode sorver.
3 - Agilidade
Cada partida bem sucedida que assistimos no mercado foram marcadas por boas jogadas: eles na certa visualizaram o que seus clientes realmente queriam, e o que realmente funciona em design de produto e marketing. Produtos saturados e a famosa "teoria de tudo" não permitirão que você se adapte rapidamente às mudanças do mercado através dos erros que foram cometidos lá trás.
4 - Inovar para a liderança do mercado
O sucesso requer liderança de mercado na sua área de produto, e é fácil notar que quanto mais empurramos mais produtos e serviços, mais dilui o foco e a atenção dos clientes/consumidores.
Mercado não é uma liderança única; leva-se tempo e energia contínua; e quando você se esquece disso automaticamente é deixado para trás.
5 - Manter a qualidade é fundamental
Quanto mais você tenta fazer em paralelo, mais difícil é manter a qualidade. Lembre-se da velha máxima de que "você só tem uma chance de fazer uma grande primeira impressão." Os clientes são volúveis e boa qualidade e bom atendimento ao cliente é difícil, mesmo com um produto concentrado.
6 - Personalização é limitada
Quando as coisas se tornam confusas e complexas e você não tem certeza das prioridades que quer passar, as pessoas ficam desiludidas, cansadas e perdem a motivação, sem falar na tendência em desistir facilmente. Manter o foco torna a comunicação integrada mais dinâmica, o gerenciamento eficaz, além de agilizar e economizar tempo de planejamento. Como em tudo existem dois lados da moeda. Quando aplicado adequadamente, o foco resulta em recompensas que superam expectativas.
Por outro lado, concentrando-se nas vias erradas resultará em uma espiral descendente de negócios. Concentre-se em explorar os pontos fortes ao invés de resolver os pontos fracos e evitar problemas. Não se afobe, centrando-se na opção errada. Lembre-se que a maioria das pessoas pode realizar com segurança e competência uma coisa de cada vez, e mais clientes estão apenas procurando uma coisa de cada vez.
Depois de saturar o mercado com a sua oferta concentrada, então você terá tempo e recursos para ampliar a sua oferta. Não desista do seu sonho: Cautela e bom serão sempre são uma ótima mistura.