Para poder gerenciar o escopo de um projeto, é considerado pré-requisito ter entendimento total do que realmente significa este termo.
Se procurarmos na internet por este assunto, certamente encontraremos as mais variadas definições, porém, de nada adianta a teoria com belas palavras se não as colocarmos em pratica.
Sendo assim, escopo pode ser definido como garantir que o projeto contemple somente o trabalho necessário para atingir os seus objetivos (abrangência do projeto).
Quando recebemos um projeto, a primeira ação a fazer é listar todas as tarefas que devem ser executadas, desta forma é possível mensurar com maior exatidão o tamanho do mesmo, e quantos recursos serão envolvidos para conclusão deste.
Dicas de definição de escopo: (baseado em um projeto web)
- Questionar quem repassa a demanda para o Gerente sobre possíveis “problemas” que o projeto possa ter (em agências web, normalmente, esta tarefa é do gerente de contas);
- Fazer a decupagem do projeto;
- Gerar um documento final para ser apresentado para os recursos envolvidos;
- Revisar com atenção o documento criado, verificando se todos os itens descritos na proposta estão no documento final.
Resumindo o que foi descrito, é possível verificar que a criação de um documento paralelo seja a melhor forma de entender e repassar a demanda para os recursos. Também, pode-se perceber que no momento que o Gerente está fazendo um detalhamento do projeto, (criando um documento de escopo) está automaticamente estudando o mesmo.
No próximo artigo, irei tratar dos problemas que temos com alguns clientes quando os mesmos fogem do escopo aprovado. Darei algumas dicas e citarei alguns casos onde me deparei com esta situação.
Espero que o artigo acima seja útil e estou aberto a troca de ideias.
Grande abraço