Gung Ho é uma expressão chinesa que significa “Trabalhar juntos”. Com certeza você já ouviu falar que o trabalho em equipe é importante e talvez na empresa onde trabalha as pessoas tentem de diversas formas valorizar esse modo de trabalho. O Gung Ho utiliza um comparativo com três animais para nos ensinar regras muito importantes.

Os animais são: O esquilo, o castor e o ganso. Pode parecer estranho em um primeiro momento, mas tenho certeza que no fim deste artigo você mudará de opinião assim como eu quando conheci esta técnica.

O esquilo – O valor do seu trabalho


Os esquilos guardam alimento, pois isso garante a sobrevivência deles no inverno. Mostrar para as pessoas como o seu trabalho é importante faz toda a diferença, pois elas entendem que não estão ali apenas para executar uma tarefa, mas que seu trabalho influencia na vida de outras pessoas. Para que isso aconteça todos precisam saber dos objetivos e trabalhar em conjunto para alcançá-los. Os objetivos concentram a sua atenção de forma produtiva.

Sendo assim, mostre para sua equipe de TI que eles estão ali não só para desenvolver ou dar manutenção em equipamentos, mas que existe um objetivo significativo que precisa da cooperação de todos para ser alcançado.


O castor – O controle


Os castores não possuem gerentes, mas sabem exatamente o que cada um tem que fazer para construir suas barragens. Os objetivos e valores definem o campo de atuação de cada profissional. Os líderes decidem a função de cada um na equipe, mas depois disso os líderes têm que deixar com que eles atuem da forma que acreditam ser a melhor. O verdadeiro segredo da gestão bem sucedida é descobrir o que é que as pessoas fazem naturalmente e depois imaginar de que forma adaptar a organização de modo a tirar vantagem do comportamento natural. Isso só será possível se a organização apoiar e não boicotar o funcionário ou o seu trabalho. A função do líder é saber em que direção vai à organização, a função dos membros da equipa é levá-la até lá.

Resumindo, confie em seus profissionais e deixe com que eles desenvolvam os projetos como acharem melhor tecnicamente, pois eles já conhecem o objetivo e querem tanto quanto o seu líder alcançá-lo.

Mas lembre-se que o Gung Ho também consiste em possibilitar que as pessoas evoluam com novos desafios. Mesmo que cada um tenha sua função na equipe, não quer dizer que ela sempre deva fazer a mesma coisa em todos os projetos. Dê a possibilidade de que possam conhecer coisas novas.


O ganso – Animando uns aos outros


Quando os gansos fazem longas viagens, todos grasnam para manter todos animados e conseguirem chegar até o final. Pode parecer clichê, mas manter as pessoas animadas é importante para se alcançar os objetivos. Imagine um jogo de futebol onde a torcida não canta e grita para incentivar os jogadores. O mesmo vale para sua equipe de TI. Motive-as, mostre que estão fazendo um bom trabalho. E lembre-se de dar-lhes os parabéns quando “marcarem um gol”.


Conclusão


O Gung Ho é uma forma de vida e não uma fórmula mágica. Requer tempo, dedicação e comprometimento de todos da equipe e a meu ver é uma das melhores práticas para se adotar em uma equipe de TI pelos seguintes pontos:
  • Mostra que o trabalho da equipe de TI é importante
  • Dá a liberdade para que os membros da equipe se gerenciem e ainda assim estimula o desenvolvimento profissional
  • Faz com que todos se sintam motivados e consigam bater todas as metas

Gostou Gung Ho? Então não fique aí parado comece hoje mesmo a implantar essa prática na sua empresa.