Existem muitas razões por que uma Intranet é a melhor plataforma para sua base de conhecimentos e de processos de negócios que sistemas de computador proprietários ou baseados em papel. Listadas abaixo estão dez das principais razões.
1. Redução de papel
Esta pode ser o maior motivo para as grandes empresas migrarem seus documentos e processos para um ambiente on-line. Com esses na Web, a impressão e a distribuição centralizadas podem ser reduzidas, resultando em grande economia. Ainda que impressão desses documentos ainda aconteça, fica limitada à às necessidades do usuário final, sob demanda, evitando desperdícios de tempo e recursos.
2. Uma única interface de cliente
O browser, Internet Explorer, por exemplo, pode se tornar a interface universal para seus sistemas de informações. O resultado é a redução do custo de propriedade dos computadores clientes uma vez que os processos são executados nos computadores servidores e o cliente cuida apenas da exibição e entrada de dados. Os custos de treinamento também são reduzidos uma vez que os usuários precisarão aprender uma única interface.
3. Facilidade de uso
Se seus empregados sabem como usar um mouse então eles poderão aprender como apontar e clicar através dos páginas Web de sua Intranet corporativa.
4. Conexão entre plataformas diferentes
Esta pode ser a primeira vez na história de sua empresa em que um usuário de Unix pode comunicar-se com um usuário de Mac que pode então comunicar-se com um usuário de Windows. Tudo de que se precisa é do browser. HTML, a linguagem da Web, é universal a todos os sistemas operacionais.
5. Arquitetura Aberta
Os protocolos da Internet são abertos, resultado de padrões elaborados por organismos administrativos globais. Isto lhe dá o poder de publicar até mesmo os dados armazenados em suas bases de dados legadas.
6. Atendimento rápido aos empregados
Informações armazenadas on-line estão sempre prontas para consumo rápido. Com um clique, os empregados podem acessar diretamente a solução para seu problema. No modo antiquado o empregado solicita a seu supervisor o envio de pedidos para a cadeia de decisões e fica aguardando a resposta. Isso leva a demora e erros. Os empregados são também capazes de escolher o horário para acessar as informações, fazendo uso mais eficiente do tempo.
7. Informações Dinâmicas
Documentos que estavam uma vez em papel estão agora localizados na Web interna. Estes documentos de Web podem ser mantidos em dia mais freqüentemente e com mais facilidade que seus equivalentes em papel. Estes documentos podem até ser atualizados em tempo real a partir de bancos de dados corporativos. Isso leva a informações mais precisas e ágeis nas mãos dos detentores do poder de decisão. As companhias podem agora reagir mais rápido a mudanças nas condições de mercado.
8. Acesso Global
O conhecimento armazenado na Intranet pode ser acessado de qualquer rede TCP/IP no mundo bastando que o usuário esteja autorizado a conectar-s à Intranet privada. Agora, o empregado em viagem a um escritório distante pode acessar seus dados corporativos antes indisponíveis, uma vez que estavam em arquivos em papel.
9. Riqueza de Multimídia
Intranets podem publicar não somente texto e gráficos mas têm também o poder para publicar áudio e vídeo. Isto fornece outras poderosas ferramentas de comunicações e de aprendizagem para a organização.
10. Nova Cultura
Uma Intranet pode construir uma nova cultura dentro de sua corporação. Esta nova cultura é fundamentada na troca de informações e colaboração. Intranets facilitam o fluxo rápido de informações dentro da organização – sem boatos ou mal entendidos. Os departamentos que antes raramente interagiam estão agora colaborando em grandes projetos. Uma organização que enfoca seu conhecimento corporativo em uma direção positiva é uma organização destinada ao sucesso.
Uma Intranet oferece melhores práticas em eficiência operacional. Os empregados terão acesso mais rápido a informações mais precisas. Isto leva, por sua vez, a melhor tomada de decisão e maior efetividade. Com melhor conhecimento, empregados terão condições de criar melhores relações com clientes, fornecedores e parceiros. As relações melhores conduzirão a maior receita e a custos mais baixos.
Fonte: Malima.com
Escolhas do editor
Esse texto foi útil?
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.