Como anda a cultura da Qualidade na sua empresa? Avaliar o conhecimento e o comprometimento é necessário, mas e quando a cultura fica apenas no treinamento? O treinamento tem sua função originada em uma necessidade de qualificação e a cultura deve estar inserida no cotidiano da empresa, para isso segue algumas dicas para você transformar o seu ambiente de trabalho.


Murais informativos


Os Painéis da Qualidade tem como função divulgar temas relevantes para o dia a dia de sua empresa, neste caso utiliza-se mensagens e imagens facilitando a interpretação das necessidades e temas chaves, conheça os 30 painéis da Qualidade desenvolvido pelo Portal Qualidade Brasil, aplicar o uso de mensagens facilita o entendimento, servindo como uma extensão importante dos treinamentos, lembre-se que além de promover o tema, deve-se envolver a equipe em tal ideia, promova também atividades dinâmicas em grupo conforme os temas utilizados.


Indicadores da Qualidade


Umas das ferramentas mais práticas para transformar ambientes de trabalho acredito que é os indicadores da Qualidade, pois através desta ferramenta acompanha-se o desenvolvimento de ações e também auxilia o grupo a identificar metas estabelecidas e seus resultados, pense como seria pensar em cultura sem ao menos saber seus objetivos, neste caso conheça 60 modelos de indicadores do Portal Qualidade Brasil e complete estas atividades promovendo a necessidade de ações conforme sua necessidade.


Brainstorming


Uma ferramenta simples, porém com um potencial enorme, reúna-se em grupo promovendo temas necessários tais como 5S, Indicadores, Fmea, Masp e outros tantos que você pode adequar ao seu grupo, porém vale lembrar que falar e ouvir é a base para um ótimo trabalho de grupo, conheça para esta ação o Brainstorming desenvolvido para trabalho de grupos do Portal Qualidade Brasil e pratique atividades que ajudam a identificar e conhecer melhor as ferramentas da Qualidade, é claro que cada empresa tem suas particularidades mas com certeza a cultura da Qualidades sempre será relevante.

Promova semanas de conscientização para cada tema, e reúna-se com frequência em grupo promovendo o senso de compromisso do grupo. Já pensou como seria dirigir um carro sem ao menos ter habilitação adequada? Pois é como seria falar de Qualidade sem ao menos entender sua necessidade, ferramentas e metas.

Em uma das empresas ao qual trabalhei existia uma reunião semanal a cada segunda-feira com 1 hora de duração, abordando metas, resultados e necessidades, por isso penso que a Qualidade está além de procedimentos, treinamentos e papel tendo sua função original que é a de formar opiniões.

Além de diversos métodos de promover a Qualidade na empresa, já pensou criar materiais personalizados para utilizar em suas tarefas, pois é, além de promover a Qualidade como cultura através de metas, é importante reconhecer os resultados, então que tal uma medalha, troféu ou outro prêmio que destaque o resultado.

Em diversas empresas a Qualidade é vista como uma função de controlar e agir sobre um problema, tratando o mesmo corretivamente, mesmo tendo esta função a Qualidade é parte de diversas ações, desde um bom dia até mesmo um até mais! Isso é promover a Qualidade do ambiente do trabalho.

Promover a Qualidade também através de jogos interativos hoje existentes no mercado é uma ótima ideia, para isso utilize locais com grande circulação para se tornar algo espontâneo. E você o que tem feito em sua empresa para promover a Cultura da Qualidade em sua empresa?

Participe sendo um agente de transformação.