Com a febre das redes sociais uma das mais comentadas mídias é o Twitter, esse canal vem crescendo e sendo usado para todos os fins, tanto lucrativos como também para simplesmente diversão, o incrível é que ele se sai bem em ambas.
Só que existem diferenças entre administrar um perfil no Twitter com intenções corporativas e um perfil pessoal. Um das mais visíveis diferenças é que de nada adianta você ter 1.000.000 de seguidores no perfil corporativo sendo que não estão dentro do seu nicho de mercado, ou seja, você estará perdendo tempo pois eles não são exatamente quem você deseja atingir, por isso a chave mestre é o planejamento.
Quando falamos de Twitter pessoal não necessariamente nos preocupamos com quem nos segue e sim a quem seguimos, diferente do corporativo onde ambos são de extrema importância.
A primeira dica é:
Planejamento
Não existe sucesso sólido sem planejamento adequado. O planejamento de Marketing em Mídias Sociais como o Twitter que é o tema desse artigo se faz necessário desde a definição de publico alvo como de planejamento de crise, sim, exatamente isso, se você está pretendendo estar nas mídias sociais então se prepare também para uma crise, esse é o resultado de abrir um canal para comunicação com seus clientes. Só que a verdade é que se algum cliente desejar fazer uma ação contra seu produto na internet ele irá fazer, e é ai que entra o valor real das mídias sociais, por elas é possível estar perto de seus clientes, tanto os satisfeitos como os insatisfeitos, esse canal permite que você controle o que está acontecendo é nele que você pode administrar melhor essas ações, por isso o valor das mídias sociais.
Entenda que não estar on-line não que dizer que seu cliente não estará, ele pode se quiser até mover campanhas bem elaboradas para informar problemas a outros possíveis clientes, como exemplo posso citar o caso da Americanas.com, o qual até mesmo um Twitter para comentar o ocorrido e trocar informações foi criado por aqueles que se dizem desrespeitados pela empresa, conseguiram juntar outros clientes também insatisfeitos e gerou uma repercussão que certamente atingiu a marca.
O Twitter @americanas_ trata-se de 413 possíveis clientes que não tiveram uma boa experiência com a loja virtual Americanas.com, no caso são 413 até hoje (02/05). Isso não é a quantidade exata de clientes que sofreram a falta de respeito, na verdade se você buscar informações no reclameaqui.com.br vai se surpreender com a quantidade de reclamações no mesmo período, uma crise que só poderia ser administrada com ética e bom senso, o que diga-se de passagem, não foi.
Se você ainda acha que mídias sociais não tem valor ou que para fazer negócios na internet basta montar um site bonitinho, ter um belo escritório, boas imagens e outros detalhes que são apenas necessários mais não são tudo, então você precisa buscar um profissional de planejamento, pois você está indo na direção contrária. Dentro do planejamento estratégico é que estão as dicas, e no planejamento que podemos tanto estudar as opções como também após um tempo colocá-las em prática como descrito pelo seu planner. Vamos ver então outras 9 dicas para conseguir seguidores em seu nicho de mercado.
Análise de Segmento
Você está nas redes sociais sem saber qual seu público alvo? Começou errado. Se você já começou assim volte para o inicio de tudo e estude seu mercado, busque saber quem e como age ou reage o seu consumidor. Definir seu publico alvo é o ponto de partida, você não terá sucesso se não estiver se comunicando com quem realmente deseja comunicação com você.
Nome = Credibilidade
O nome da marca define o mercado, seu cliente só vai te encontrar se você se identificar, não escolha derivações do seu nome como o principal, coloque o nome do seu produto ou marca em destaque, derivações são para garantir que seu nome não seja utilizado de uma forma errônea. Registre tanto o nome que você usará como também os derivados, use e abuse da criatividade nome_nome, _nome, nome_, enfim, crie o máximo de alternativas possíveis e em todas link para seu perfil principal.
Divulgue
Se você tem um site ou escreve em blogs do seu segmento não fique em dúvida de divulgar seu @nome, não custa nada e estará mostrando o seu trabalho como também abrindo um canal de comunicação com seus leitores e clientes. É bom ser encontrado, mostre vontade de trocar idéias, conversar e outras possibilidades que as mídias sociais nos oferecem. Faça desse canal um elo entre quem você deseja que sua mensagem atinja.
Customize
Talvez uma dica simples, porém o ser humano é movido tanto pelo que vê como pelo que sente, não é por menos que existem estudos de cores, formas e sons, tudo isso está ligado a sensação que temos e o que nos faz tomar certas ações. Por isso personalize seu perfil da forma que você acha melhor, com boas informações sobre você no plano de fundo, fotos, produtos, campanha promocional, contatos e outros. Você tem que encontrar a resposta do que fazer para customizar de uma forma correta, e para isso a pergunta certa é - O que meu público deseja de mim, da minha marca?
Vá direto ao assunto
No Twitter temos apenas 140 caracteres e esses 'apenas' 140 caracteres podem ser tudo o que você precisa para conquistar novos seguidores. Seja claro e direto ao repassar uma informação, se essa informação necessita de mais do que 140 caracteres para ser divulgada crie um link que leve até o restante e então com um bom titulo da mensagem e o link você pode conseguir bons resultados, direcionar o seu cliente para uma pagina desejada e lá continuar a interagir com ele, crie campanhas que se comunicam. De nada adianta seu cliente clicar em um link e ler o que está naquela página se nela acaba a interação, a não ser que seja apenas um comunicado, mas caso você queira (e deve querer) interagir com seu cliente isso não é o fim, essa pagina tem que levar a outra ação, nem que seja um simples comentário, tente causar reação em seus clientes, permita que esses se comuniquem, são eles que tem o poder de alimentar a credibilidade da sua marca ou produto. A dica abaixo trata desse assunto.
Campanhas de movimento
Talvez você não sabe o que é campanha de movimento, é a mesma coisa que causar reação, só que dentro de um local. Movimente o seu Twitter com informações ou com uma campanha dentro dele, cause o famoso RT, siga-me, e as recomendações. Crie seu movimento com campanhas, sejam elas sorteios, games, uma pesquisa ou uma grande promoção. Só cuide para não fazer campanhas com títulos que não são tão verdadeiros assim, a reação pode ser o oposto do que se espera, por exemplo:
Se for fazer uma campanha com o título - Preço Justo, não pense que o seu cliente vai achar que o preço justo é o que você determina, seja realmente justo. Já vi essa campanha on-line e quando fui pesquisar e comparar preço a concorrência estava sendo mais 'justa' que a empresa que fez a campanha. Cuide desses detalhes, eles são importantes.
Outra dica dentro dessa dica é - Não espere grandes movimentações (RTs, recomendações, blogs anunciando a promoção e outros) se o que você está sorteando ou premiando no game é algo pequeno ou que não represente o perfil ideal de consumidor, por isso o valor de definir o público alvo. Um exemplo de inteligência e qualidade nas mídias sociais (Twitter) foi o #geekguru da Intel Brasil. Eu mesmo participei, cheguei a ficar horas naquele game de charadas, foi tão interessante que prendeu a atenção de tantos outros e me deixou fascinado com a qualidade de tudo. Sem falar no prêmio que logicamente deu um plus na motivação dos participantes, nada mais, nada menos que 3 Computadores com processador core i7 que é a ultima geração de processadores da marca Intel, divididos entre os três primeiros participantes que solucionassem o game e o titulo de embaixador da marca. Fiquei na lista dos 20 primeiros, e posso declarar aqui que ficou a sensação de quero mais. A campanha foi o que eu chamo de verdadeiro sucesso, ela conseguiu reunir o público alvo, que eram o geeks, esses são consumidores ativos de tecnologia e logo gerou o movimento necessário para que blogs e sites comunicassem gratuitamente a campanha.
Pense nisso quando for desenvolver uma campanha no Twitter, você precisa gerar movimento. Esse movimento trará novos followers e esses tantos outros novos followers e assim por diante.
Não incomode
Acho que não existe quem goste de ver aquelas centenas de mensagens a cada segundo para atualizar. Quando trata-se de perfil corporativo isso é uma prática que resulta em Unfollow, e não queremos isso. Portanto, limite-se ao necessário, mesmo em uma campanha não fique mandando mensagens de minuto em minuto, seja claro na mensagem e tenha uma boa campanha que seus seguidores vão anunciar e replicar sua mensagem sem você ter a necessidade de ficar minuto a minuto anunciando. Há profissionais que apóiam a idéia de apenas postar algo a cada 1 hora, outros acham que 30 minutos é um bom tempo, na verdade tudo depende do público que você deseja atingir, mais uma coisa é verdade, nenhum tipo de público deseja ler tantas mensagens repetitivas.
Não caia no esquecimento
De nada adianta um canal para se comunicar se você não o faz, diferente de um blog onde para gerar conteúdo você precisa de um determinado tempo o Twitter é um canal mais dinâmico e necessita de atualizações mais frequentes, por isso use-o diariamente e varias vezes por dia, porém lembre-se de não ser chato como comento na dica anterior.
Interagir é sempre bom
Pra que serve um canal de comunicação se este só é usado para lançar informação e não para trocá-la? Não faz sentido ter uma ótima ferramenta nas mãos se não sabe como usar, por isso não se limite a passar informações, mas sim, permita-se a trocar idéias, conversar com seu público, abra esse canal com mão dupla. Claro, todas as ações tem seus riscos, porém mais fácil administrar uma crise quando você está perto do seu público do que quando você está longe. Vale ressaltar que como seres humanos defendemos aquilo que consideramos certo, esse é o senso de defesa que temos, acreditamos em idéias, boas ações e tudo que vale apena no nosso patamar moral, por isso não se preocupe, se você passar por uma crise, se permita a ter contato com seus clientes e os mesmos irão se levantar a seu favor e defender sua causa.
Digamos que algum cliente que teve uma experiência desagradável com seu produto está divulgando essa informação na rede. Se você tem um canal para comunicação como o Twitter e já tem a política de interatividade é mais fácil e cômodo trocar algumas mensagens (educadamente) com seu cliente, existe certas vantagens nisso, uma delas é o fato que você estará mostrando aos outros que se tem problema você está ali para resolver, isso faz com que não se sintam desamparados e acreditem em sua marca. Ninguém está livre de problemas portanto estar se limitando a resolver é diminuir as chances de sucesso. Caso sua comunicação e respeito ao consumidor sejam percebidas provavelmente algum cliente satisfeito terá a intenção de tomar suas dores. Como também os insatisfeitos tomarão as dores de quem reclamar. Por isso limitar-se a ter comunicação com seus clientes é somente um agravante.
Resumo
Não adianta fingir que não é verdade e muito menos esperar o 'momento' certo para entrar nas redes sociais como Twitter e outras... O momento certo é agora, depois pode ser tarde. Não espere para abrir o canal de comunicação como o Twitter somente se um cliente começar a reclamar, ou uma crise começar a criar massa. Na minha opinião abrir canais de comunicação é tanto sinal de respeito com o consumidor como também sinal de competência.
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