Pronto, você finalmente está com seu site no ar. Sua página esta recheada de assuntos interessantes e conteúdos inéditos sobre determinado assunto que você escolheu. Além disso, se preocupou com a periodicidade das publicações, sendo que seu site está sempre atualizado. Além disso, fez a tarefa de casa em relação as redes sociais e seu site já possui uma certa audiência. Mas para você não é o suficiente. Você precisa que sua página seja mais visitada, seja para vender algum tipo de produto, ou para angariar patrocinadores exclusivos para sua página, enfim, não inúmeros motivos que pode leva uma pessoa a querer que a audiência do site suba rápido em pouco tempo.

A pergunta que pode ser feita agora é: Você possui algum dinheiro para investir em publicidade para seu site? Se sim, então já comece a separar uns bons $$$ porque pode estar na hora de você aderir as Campanhas Pay-per-click.


Conceito: O que é uma campanha Pay-per-click?


Campanhas Pay-per-clik são anúncios pagos onde os anunciantes pagam de acordo com a quantidade de clicks que seu anúncio possui. Simples assim. Pense como se você fazer um anuncio de um determinado produto em uma revista de grande circulação, mas ao invés de pagar pelo preço de tabela no fechamento da negociação, você pagasse apenas cada vez que alguém ligasse para o número de telefone que está na sua propaganda. Este é o conceito básico de uma campanha pay-per-click. Mas se este é seu primeiro contato com esse tipo de propaganda você deve estar se perguntando "mas então poderei anunciar em qualquer site e pagar apenas pela quantidade de cliks que meu anúncio receber?". A resposta para esta pergunta é sim.... e não. Na verdade seus anúncios não são feitos em sites específicos, mas sim em motores de buscas. São os famosos anúncios pagos do Google. Funciona mais ou menos da seguinte forma: Ao anunciar seu site através deste tipo de campanha no Google, por exemplo, que concentra cerca de 75% do volume de buscas de toda web, o seu anúncio aparecerá nas páginas do próprio Google. Mas apenas quando as palavras chaves que você indicou na hora de cadastrar sua campanha esteja sendo buscada pelos usuários. Além disso, seus anúncios também apareceram nos sites que possuem propaganda paga do Google em seu conteúdo.


Por onde começar?


Antes de começarmos, é bom deixar bem claro: Não existe apenas anúncios pagos do Google, outras empresas também fazem isso, mas neste artigo vamos exemplificar utilizando o Google Adwords, que além de ser o mais utilizado, também é um dos mais simples e completos de se gerenciar. Para começar a cadastrar suas campanhas, é necessário entrar no site http://adwords.google.com.br. É necessário também que você tenha uma conta Google para continuar.

A partir de então a ferramenta explica passo a passo todos as etapas que você deverá fazer para criação de seu primeiro anuncio. Você terá que definir um orçamento para esta campanha. Este orçamento funciona como uma carga de crédito em celular. Você paga antecipadamente, e com seu anúncio no ar, a cada clique seu orçamento vai diminuindo de acordo com os preços definidos pelo cliques, Quando este dinheiro terminar, seu anúncio sai do ar. Depois você deverá definir a campanha, e também as palavras-chaves. Sobre este assunto, cabe um subtítulo.


Pesquise bem antes de definir suas palavras-chaves


São através das palavras-chaves que serão cadastradas por você em determinada campanha que seus anúncios aparecerão nas páginas de busca ou nos sites de conteúdo. O Google Adwords possuí um sistema de rankeamento das palavras chaves que determinada o custo de cada clique através de uma relação entre a quantidade de vezes que determinada apalavra chave é cadastrada no sistema de campanhas e a quantidade que esta mesma palavra é buscada pelos usuários no Google.

Por isso, nem sempre as palavras que achamos serem as ideais podem ser as mais efetivas para sua campanha. Uma boa dica para iniciar é utilizar ferramentas de pesquisa de palavras-chave grátis. Existem inúmeras ferramentas de pesquisa de palavras-chave na internet. Algumas que funcionam bem e que são grátis são o Google Keyword Tool, o Wordtracker, o Metacrawler, o Keyword Discovery, o Yahoo Search Marketing e o SEO Book Keyword Research Tool.

Outra dica importantíssima é ficar sempre de olho na concorrência. Vá a um motor de busca, por exemplo o Google, e pesquise pelas palavras-chave que mais lhe interessam. Veja que outras empresas já apostam nesse mercado. Se estimar que essas palavras são muito competitivas e que podem esgotar o seu orçamento rapidamente, estenda a palavra-chave para uma frase-chave. Pode ter menos tráfego, mas este pode ser mais barato e até mais segmentado e relevante que através de uma palavra generalista.


Mantanha-se sempre atualizado


Uma dica que vale para tu quando falamos em webmarketing (na verdade esta dica vale para quase tudo na vida, hehehe), mas nunca é demais repetir. Mantenha-se sempre atualizad sobre o assunto. Busque novas ferramenta para buscas de palavras chaves, leia com bastante atenção as dicas e instruções fornecidas pelo próprio Google e participe de fóruns de discussões. Assim, você estará sempre por dentro das novidades e sua campanha dificilmente vai por água abaixo.