Fábio Ricotta é o co-fundador do site e empresa Mestre SEO, nascido em 18/04/1985, mora na cidade de Itajubá em Minas Gerais. É Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Itajubá. Desde 2005 trabalha profissionalmente com Internet e SEO. Iniciou no ramo de SEO realizando trabalhos na Deals Consultoria & Desenvolvimento, que prestava consultoria para uma empresa do ramo imobiliário americano. No final de 2007, viabilizou a MestreSEO, com a idéia principal de prestar consultoria de SEO para o Brasil. Hoje, a MestreSEO é uma referência nacional no assunto.
A entrevista: Assunto: SEO
1 - Quando surgiu o seu interesse na área de otimização de sites?
O meu interesse surgiu quando eu ingressei na Deals Consultoria & Desenvolvimento em 2005. Naquela época, eu iniciei como webdesigner e observava o trabalho dos outros funcionários que focavam ?algum tipo de trabalho? para que os sites da empresa conseguissem melhor posição nos mecanismos de busca. Depois de um tempo na empresa, comecei a pesquisar e pedir material aos colegas de trabalho e assim pude estudar por fora e me candidatar à uma vaga de SEO na empresa.
2 - A internet tem vivido um momento muito importante de transição de mídias. Hoje uma grande loja precisa estar na internet vendendo. As ferramentas de otimização de busca influenciam diretamente no resultado do comércio eletrônico. Quando uma empresa procura a Mestre SEO, quais são os pontos observados pela equipe para realizar o processo de otimização?
Normalmente, o primeiro ponto que observamos é o nicho que a empresa está. Tentamos identificar se é um ramo bom para a internet (com muitos usuários online), se a concorrência está bem em destaque e até mesmo se a concorrência já possui algum tipo de trabalho. Depois, o ponto seguinte é observar o estado atual do website da empresa que está nos procurando, onde tentamos identificar problemas e soluções para o projeto de SEO.
3 - O mecanismo de Link Building é de certa forma importante para o melhor posicionamento, como você vê este mecanismo?
Sem sobra de dúvidas é um dos mais influentes. Eu acredito que um trabalho de Link Building pode alavancar qualquer website em qualquer ramo de trabalho. Logicamente que o trabalho de Link Building não é 100% responsável pelo seu website estar em 1º lugar, mas ele é muito mais relevante do que um trabalho de fatores On-Page.
4 - Qual você considera sua principal estratégia para se diferenciar de seus concorrentes?
Eu acho que hoje, no Brasil, somos uma das únicas empresas a realizar um trabalho puro em SEO. A nossa empresa não possui foco em campanhas de links patrocinados, podendo assim discutir melhor e aprofundar mais em técnicas de SEO. Já em termos de técnicas de SEO, existem poucas agências especializadas em Link Building, que como disse na pergunta acima, é um fator crucial para o sucesso de um trabalho de SEO.
5 - Quais seriam as suas dicas para quem está ingressando no mundo do Search Engine Optimization?
Eu acho que a principal dica é dedicação. Digo isso, pois existe muito material na Internet e de fácil acesso. Veja o exemplo da MestreSEO, onde temos mais de 500 artigos na área e ainda um tutorial gratuito de SEO. Comece por lá e depois veja quem são as principais figuras do mercado nacional e internacional que estão no Twitter. Siga eles e veja o que eles comentam e de quem comentam. Assim você pode aprender mais do mercado e das novas técnicas.
6 - Sabemos que não existem muitos cursos para a profissionalização do analista SEO, como você desenvolveu essa habilidade?
Como disse na pergunta acima, tudo o que aprendi foi através de conteúdo online e eventos internacionais. Minha dedicação por ler sobre SEO todo dia (ao menos 1 hora diária) faz com que eu esteja sempre atualizado com relação às últimas novidades e técnicas do mercado.
Minha dedicação por ler sobre SEO todo dia (ao menos 1 hora diária) faz com que eu esteja sempre atualizado com relação às últimas novidades e técnicas do mercado.
7 - Em seu curso de SEO, o que o aluno precisa para iniciar, e o que depois de terminado ele terá absorvido?
Acho essencial ele conhecer de Internet, como ela funciona e porque. Depois disso o curso lhe dá toda a base para entrar no mundo da otimização de sites. Ao concluir os dois dias de curso, o aluno sai com a certeza de ter que estudar mais, pois o que ele viu foi apenas a ponta do iceberg. Este é o objetivo do curso, abrir a mente do aluno para as grandes áreas que compreendem o trabalho de SEO.
8 - Como as agências online vêem o profissional de SEO Brasileiro?
Cada vez mais as agências e os clientes destas agências vêem a necessidade de um trabalho de visibilidade nos mecanismos de busca. Com isso, os profissionais de SEO no Brasil estão ganhando força, onde diversas vagas de trabalho são criadas por mês, mas o grande problema é que muitas agências estão recrutando profissionais com experiência já, coisa que é rara, uma vez que o mercado é novo. Logo, a grande dica para as agências é procurar profissionais motivados e não profissionais prontos. E para quem quer iniciar, a dica é criar um blog ou um site para testar tudo o que você ler sobre SEO.
9 - Qual sua opinião sobre o futuro do profissional SEO e do mercado SEO no Brasil?
Eu acho que o mercado de SEO vai crescer e muito no ano de 2010 e mais ainda em 2011. Cada vez mais os consumidores utiliza a Internet como tomada de decisão em suas compras e isso com certeza irá alavancar o mercado de SEO.
Já em termos de profissional, o que tenho visto é que cada vez mais surgem profissionais propostos a dar qualidade ao mercado e aos websites que trabalham. O espaço dos supostos profissionais que "garantem posicionamento" está acabando.
10 - Por fim, qual mensagem você gostaria de passar para o público de SEO?
Como falei em toda a entrevista, dedique-se, muito. Pense sempre que a diferença entre você e o concorrente pode estar em 1 hora a mais de dedicação. Tenha sempre em mente que é possível conseguir um bom posicionamento, basta apenas entender como o mecanismo de busca funciona e assim projetar uma boa estratégia. Colocar em prática é a parte fácil.
Um grande abraço!