Quando colocamos um vídeo em um site, há a necessidade de convertermos ele para .flv. Isto porque os players de vídeo atualmente só rodam vídeos neste formato. Enquanto o HTML 5 não chega, devemos utilizar este formato.

No Youtube ou outros agregadores de vídeos, a conversão é feita automaticamente, você pode mandar um vídeo no formato que for, que o sistema deles, fará a conversão automática para você. No Linux há uma biblioteca chamada FFMPEG que quando instalada você tem condições de fazer este mesmo trabalho e também automaticamente, porém nesta dica hoje o intuito é mostrar como fazer esta conversão utilizando programas em seu microcomputador.

ADOBE Media Encoder


O Adobe Media Encoder vem com o Adobe Creative Suite 4.

Com o programa aberto (tela acima), aperte no botão Add... Então vai abrir uma janela normal do Windows para você escolher o vídeo. Escolha e aperte em OK. Ele vai aparecer na lista, conforme imagem abaixo.

Você pode definir vários arquivos para a lista, que ele fará o processamento de todos, um a um.

Depois de escolhido todos os vídeos, basta você apertar no botão Start Queue.

Vai aparecer um thumbnail do vídeo, e os dados dele, conforme a tela acima. Então basta você esperar a conversão. O vídeo será salvo onde esta o vídeo original.


RIVA FLV ENCODER


O riva flv encoder faz o mesmo serviço que o programa da adobe. Porém, é totalmente gratuito. Ele tem uma série de configurações que você pode fazer na hora de converter o vídeo. Veja a tela abaixo:

No INPUT você seleciona o vídeo que quer. Ele vai definir automaticamente a saída (OUTPUT) como sendo o destino onde você escolheu, porém este você pode ainda definir um nome para o vídeo, e a pasta de destino, se quiser altear.

Pode também modificar o vídeo, transformando a resolução, taxa de frames, etc. Uma boa solução FREE.

A única coisa que ele não faz é conversão de uma lista de vídeos, mas se isto não é problema para você, ele é uma ótima solução.

Os dois programas fazem um ótimo serviço, agora basta você decidir.