Criar a sua imagem, ficar conhecido e dar aos seus clientes o que eles querem. Como?, basta deixar o ego em casa.
De todas as marcas conhecidas, cito a Starbucks, ela representa hoje o padrão-ouro. Starbucks transformou o simples ato de comprar uma xícara de café em uma experiência única. Através da criação de uma marca memorável empregou em um único nome um logotipo memorável, fazendo do local não somente uma cafeteria, mas um local acolhedor e confortável para ir e ser visto. A marca sem dúvida criou uma cultura e estabeleceu um padrão.
Entenda como virar o jogo e tornar-se único em uma grande maioria:
Passo 1: Crie sua imagem
Criar uma percepção de marca exige perspicácia. Se você está tentando se posicionar com pessoas que não querem mudar suas decisões de compra, compreenda então que sua marca deve ser poderosa o suficiente para forçá-los a mudar suas posturas e com isso faze-las sair de suas rotinas.
Tudo começa com um nome. Com frequência suficiente da mensagem, qualquer nome pode se tornar memorável. Talvez seja uma palavra inventada ou referência obscura, mas com o poder de criar uma conexão emocional duradoura. Marcas obscuras são exclusivas de seus concorrentes e muitas vezes tornam-se entre os mais memoráveis. Pode ser também um nome de família - o que implica a pessoa por trás da marca ter uma credibilidade para estar neste negócio, um orgulho de fabricação e de um padrão moral.
Seu logotipo é tão importante como o seu nome. Ele é a primeira conexão visceral que o consumidor faz com a marca e que desencadeia a percepção da mesma. A primeira medida de um logotipo é ele responder às perguntas:
Quem é você? O que você faz? Há outras considerações práticas em design de logotipo:
- Deve reproduzir bem em vários tamanhos e diferentes mídias.
- Precisa refletir a sensibilidade do público-alvo.
- Sua intenção e mensagem deve ser perfeitamente clara.
- Ser facilmente reconhecível e única.
- Na melhor das hipóteses, um logotipo precisa transmitir uma conexão emocional, bem como de personalidade.
- A inteligência em um logotipo conceitual, é que deve obter uma reação - "aha" - Enquanto transmite o que você faz e capta a personalidade de seu negócio.
Passo 2: Saiba que:
A marca acontece na mente do consumidor. Exposição na mídia tradicional - publicidade, promoção, feiras, marketing direto, eventos, diretórios e até mesmo marketing direcionado - custa caro e a maioria das empresas de pequeno porte não possui muito recurso. Neste caso a mídia social é um grande equalizador para este empreendedor. Aqui estão algumas diretrizes fundamentais para a construção de sua marca on-line de forma eficaz usando o Twitter, Facebook, YouTube, blogs e outros meios de comunicação social:
Ouça, não apenas fale:
Os dias de dizer qualquer coisa que vem à mente ou relatar o que você está tendo para o jantar acabaram. Ouça a conversa, em seguida entre e participe com cautela e bom senso.
Pergunte, não diga:
O objetivo é desenvolver um intercâmbio. Forçar sua opinião só ocasionará um desconforto que resultará em sua expulsão de qualquer conversa.
Seja real e tenha uma história:
Dê profundidade e estabeleça uma conexão de caráter com sua marca.
Seja interessado e responda:
Ouça a necessidade de uma pessoa, partilhe conhecimentos de forma pessoal e que não tenha nenhuma motivação a não ser a de ajudar.
Dê um retorno, e agradeça:
Recompense seus seguidores com algo especial e exclusivo.
Passo 3: Saiba o que o cliente quer:
Para aumentar as chances de crescimento de sua marca, você precisa saber quatro coisas:
- Quão forte é a percepção de sua marca e o que a tornaria marcante?
- Qual é o verdadeiro nível de satisfação dos consumidores perante as marcas concorrentes?
- Você Irá introduzir com sua marca conexões emocionais junto aos consumidores que não existem atualmente no segmento de mercado escolhido?
- Quanta consciência você pode adquirir e empregar em sua marca?
As respostas a estas perguntas irá determinar suas chances de sucesso do seu produto (ou marca). Existem vários métodos para a realização de pesquisa do consumidor como: Grupos de discussão e e-mail inquéritos, que determinam e identificam o que faria um consumidor.
Se o custo é uma preocupação paralisante, você deve pelo menos, sair para o mercado, observar o comportamento do consumidor ao longo de um período relevante de tempo e manter a contagem de cada tipo de comportamento obtido.
Para obtermos êxito precisamos saber qual é a verdadeira percepção da marca, quantas pessoas não se identificam, quantas ela atinge e a defendem e principalmente quantas se mostram favorável a passa-la adiante.
Construir implica em persuadir.
Temos de aprender a educar nossa sensibilidade para os valores alheios. Se não formos capazes de saber quais são esses, seremos incapazes de persuadir lá na frente.
Portanto, devemos manter nosso achismo em segundo plano. Somente quando tivermos certeza de que o outro ganha, é que nos devemos preocupar com aquilo que desejamos de verdade – ganhar notoriedade através de um trabalho executado com excelência.
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