Se você já está nessa vida de usuário há algum tempo então já deve ter passado pela triste situação de ter que formatar o computador por algum erro do Windows (o que ocorre com frequência) e perder tudo, certo? É complicado e parece que a vida nunca mais vai ter sentido novamente.
Porém um novo dia vem e com ele a vontade de lotar o pc de coisas inúteis que nunca vamos utilizar novamente. E dessa vez, é claro, não queremos perder tudo outra vez. Você pesquisa na internet e descobre que a melhor maneira de evitar que este golpe do destino aconteça de novo é criando uma partição no disco rígido da máquina.
Não entendeu direito? Explico: Suponha que seu HD tenha 500GB de espaço total e você só tenha 1 partição (o que é o padrão de fábrica). Você vai usando o pc normalmente até que dá um erro e precisa formatar. Toda sua vida está ali naquela partição que você não pode acessar, pois o HD está corrompido. Só formatando e apagando todos os dados para a máquina ter um novo sopro de vida. Terrível, certo? Mas agora veja o seguinte caso:
Você tem um HD particionado, ou seja, uma alocação de dados principal onde seu sistema operacional estará instalado e coordenando tudo, digamos que com 200GB, e uma outra partição onde você colocará todos seus dados que não deseja perder, como fotos, documentos, músicas e até instalações de programas. Nesse caso, se o seu sistema corromper da noite para o dia e for necessária uma formatação, não se desespere, é só você formatar a parte onde está o SO, ou seja, aquela de 200GB. Quando ligar o pc novinho em folha, seus dados estarão intactos dentro dos outros 300GB que não tocamos durante a formatação.
Viu só? Não há contraindicação para este processo, ou seja, não há motivos para você querer ter apenas 1 partição no seu HD. Bom, aqui talvez alguém diga: "Ah, mas para criar partições você precisa formatar o pc, pois é só na hora de reinstalar o SO que podemos escolher o número de partes e o tamanho de cada uma".
Bem, é verdade que pode ser feito assim, mas é verdade também que podemos criar quantas partições quisermos SEM FORMATAR, apenas seguindo nosso tutorial.
Ficou interessado? Então mãos à obra, primeiramente sem uso de programas:
Usando o Windows
1 - Sim, o Windows pode fazer isso para nós com alguns poucos cliques. Primeiramente vamos digitar "Criar e formatar partições do disco rígido".
2 - Nessa nova janela você verá todos os seus discos, incluindo aquelas reservadas ao sistema (não mexa nelas, ok?). Bom, selecione a sua partição principal (aquela que iremos tirar espaço para a nova) e clique com o direito. Marque então "Marcar partição como ativa". Caso essa seja sua única partição ela já estará marcada como ativa. Depois é só clicar em "Diminuir Volume..."
3 - Na nova janela teremos o tamanho total do disco; o tamanho total que você pode diminuir; a quantidade que deseja diminuir; e, por fim, o tamanho total que o disco irá ter após o processo. Feitas as escolhas é só clicar em "Diminuir" e aguardar.
4 - Repare que na nossa janela de "Gerenciamento de disco" agora conta com um volume "Não alocado". Clique com o botão direito e escolha "Novo Volume Simples..." Uma nova janela irá surgir.
5 - Nessa nova janela clique 3 vezes em "Avançar" e 1 em "Concluir". Pronto. Sua nova partição já estará pronta. Confira no "Meu computador" ou ali mesmo no "Gerenciamento de discos".
Usando programas
Reparou que meu disco continha mais de 900 GB livres e mesmo assim eu só podia diminuir 400 e poucos? Isso porque o Windows não deixa você ir além de onde estiver o primeiro arquivo "não movível". Questões de segurança que não fazem muito sentido, pois o risco de corromper algo é praticamente nulo. Então se eu quisesse criar uma segunda partição com digamos 700GB iria precisar de um programinha. Confira:
1 - Primeiro vamos acessar esta página e baixar a versão trial do EASUS Partition Master Home Edition. Com ele será facílimo o processo.
2 - Dentro do programinha as mesmas informações que tínhamos no "Gerenciador de discos" do Windows, apenas com outra cara. Repare como o programinha facilita e faz tudo em menos passos: Dentro dele selecione o disco que quer diminuir e no menu lateral selecione "Redimensionar/Mover partição". Será aberta uma nova janelinha com o tamanho total da partição. A partir daí é só arrastar o scroll na parte superior até deixar o disco com o novo tamanho. Veja que no mesmo momento em que você faz isso, lá embaixo ele já diz o tamanho não alocado, ou seja, o espaço que terá a nossa nova partição.
3 - Dê um "ok" e o programinha vai mostrar um resumo na tela das mudanças que você selecionou. Repare que lá em cima apareceu um botão chamado "Aplicar alterações". Vamos clicar nele.
4 - Agora é só reiniciar o PC e aguardar o processo ser executado. O resultado será mais uma partição no seu disco.
Então é isso pessoal. Se pudesse dar um conselho: Façam uma partição e coloque lá tudo que é precioso para você. Um dia ainda me agradecerão.