A ASUS acaba de lançar o Zenbook 14 no Brasil. Ele chega equipado com processador Intel de 8º geração, 8GB de memória RAM e seu design compacto é que mais chama atenção.
Sabe aqueles notebook grandões, pesados e espessos? Pois, esqueça. O Zenbook 14 chega ao Brasil pesando 1.2KG, e tem corpo de um notebook de 13 polegadas com tela de 14. Isso tudo graças às pequenas bordas da tela, que por sinal é de ótima qualidade. No review dele, que sai em alguns dias aqui no Oficina da Net, mencionamos que a tela é um dos pontos forte do aparelho, ela tem nitidez boa, contraste e cores excelentes.
Além de design elegante e compacto, o Zenbook traz performance ótima para tarefas não muito pesadas. O processador Intel Core I7-8565U tem frequência base de 1.8GHz, suficiente para a maioria das atividades de baixa performance. Diria que esse notebook é ideal para redatores, editores de imagens, editores de vídeos até fullhd e programadores.
São 8GB de memória RAM, hoje considerado o mínimo para você adquirir. Já em armazenamento ele conta com 256GB em SSD Nvme, muito rápido. Com leitura de 3.2GBps e gravação de até 2.4GBps. Isso quer dizer que suas tarefas dificilmente terão uso 100% de disco. Porém, para algumas pessoas pode os 256GB ser pouco espaço, no entanto, para a grande maioria das pessoas 120 a 200GB são mais que suficientes.
Especificações do Zenbook 14:
- Processador Intel Core i7-8565U
- Tela 14" FHD ângulo de visão 178º
- 8GB de RAM
- 256GB de armazenamento SSD (versão com 512GB tmb)
- Windows Home (com hello)
- USB tipo C
- USB Tipo A (10Gbps)
- USB 2.0
- HDMI
- Micro SD
- Áudio Jack 3.5mm (p3)
- Som da Harman Kardon
- Bateria de 13 horas (dados da fabricante)
- Peso 1,19Kg
- Dimensões de 31,9 x 19,9 x 159 cm
As primeiras impressões do Zenbook 14
Ainda não terminamos o review completo do Zenbook, mas nesses primeiros dias que utilizamos, podemos afirmar que a forma compacta dele, peso e dimensões, possibilitam realmente você utilizar o aparelho de forma móvel, ainda mais por ele contar com armazenamento NVMe, diferente dos discos rígidos onde precisa-se ter cuidado ao manusear o aparelho a fim de não danificar o HD. O SSD NVMe também é muito rápido, ao fechar a tela e abrí-la novamente, são instantes até você estar com ele em pleno funcionamento novamente. E graças ao Windows Hello, que está presente no Zenbook 14, você desbloqueia o Windows com a leitura de sua face, mesmo no escuro, pois ele conta com dois sensores infravermelhos, que auxiliam a câmera a ler seu rosto.
Bateria e performance:
A bateria é outro ponto que ainda não terminamos os testes, além da performance, por este motivo que o review completo e põe completo nisso, não está pronto. Mas nos testes preliminares, podemos afirmar que em performance o notebook se saiu bem para atividades cotidianas e de trabalho. Quando exigido o processador reduz a frequência base de 1.8GHz para 1.7Ghz para resfriá-lo, isso a cerca de 60ºC. Ele ativa a ventoinha que resfria o aparelho e o mantém por essa faixa de temperatura. Para games, ele vai rodar bem Fortnite, CSGO e PUBG Lite, agora por não contar com VGA offboard, não espere que você rode games como BFV ou mesmo o PUBG da Steam.
Já no teste preliminar de bateria, posso dizer que nunca fiquei na mão com ele, trabalhei por mais de 5 horas consecutivas e ainda restavam 20 a 25% de energia. O Windows mostrava ainda que poderia utilizar o aparelho por cerca de 2 horas, faremos um teste melhor em uso de multimídia também, para garantir números mais precisos. O carregador dele que é um pouco lento e faz falta a carga por USB do tipo C, visto que conta com a porta, mas apenas para transferência de dados.
Conectividade
A conectividade sem fio dele é boa. Conta com bluetooth 5.0, e redes wifi de 2.4GHz e 5GHz. Já em cabos, ele não conta com porta RJ45, aquela para cabo de rede, tem duas portas USB do tipo A (as tradicionais), uma USB 2.0, outra 3.1. Também conta com uma porta USB do tipo C, versão 3.1. Além de entrada de cartões MicroSD e entrada para fones de ouvido no formato 3.5mm, P3.
A tela
A tela, como já mencionado, é viva. Esse é o melhor adjetivo que posso dar. Ela tem brilho suficiente, nitidez boa e contraste que diferenciam bem os tons de cinza evidenciando também cores. É muito boa para edição de imagens. Ela ocupa 92% da face, por este motivo que a ASUS conseguiu colocar uma tela de 14 polegadas FULLHD, em um notebook com tamanho de 13 polegadas. Segundo a fabricante, foi um desafio e tanto, contando com os sensores que estão presentes na parte de cima, local onde as bordas são mais evidenciadas.
Senti falta foi do touchscreen, acostumado com meu notebook atual, ao utilizar o Zenbook no colo, diversas vezes me via tocando na tela por costume. Quem já utilizou e se acostumou, sentirá uma falta tremenda.
TouchPad + NumberPad:
Uma novidade da ASUS nele é você poder alternar entre o touchpad e numpad. Basta pressionar por um segundo o botão indicativo que os números ficam evidenciados e você pode utilizar os toques como um teclado número tradicional. Quando ativo, o mouse em formato touch continua a funcionar, basta arrastar o dedo.
Preço e disponibilidade do Zenbook 14 no Brasil
A partir de hoje, o Zenbook 14 chega às lojas de varejo e também na loja oficial da ASUS. Ele vem em duas versões:
- 8GB de RAM e 256GB de SSD custando R$ 5.899
O Zenbook 14 é de fato um notebook muito bom para quem precisa a trabalho, que tem necessidade de locomoção constante, a bateria e corpo compacto tornam isso possível.
Essa foi a nossa matéria de lançamento e primeiras impressões, o review bem mais detalhado sai em alguns dias aqui no Oficina da Net, e obviamente em vídeo no nosso canal do Youtube, agora conte-nos nos comentários abaixo o que você achou do Zenbook 14 da ASUS.