Ao utilizar aplicativos de streaming de música lossless (sem perdas) em dispositivos Android, sejam eles celulares ou tablets, ocorre um grande problema: a limitação da taxa de amostragem (sample rate). Embora isso não seja um problema para o Tidal ao conectar um DAC/amp USB ao smartphone ou mesmo na saída de fones de ouvido (se o seu celular tiver uma), no caso do Qobuz não há maneira alguma para extrair a qualidade máxima das faixas disponibilizada pelo serviço. Pensando nisso, alguns desenvolvedores criaram aplicativos para driblar a API de áudio do Android e possibilitar uma transmissão sem interferências e um exemplo disso é USB Audio Player Pro, mais conhecido como UAPP.

Porque o UAPP melhora a qualidade de áudio dos apps Tidal e Qobuz?

Utilize o aplicativo USB Audio Player Pro (UAPP) para obter a qualidade máxima nos apps Qobuz e Tidal. Fonte: Vitor Valeri

O app USB Audio Player Pro (UAPP) remove o limite de taxa de amostragem (sample rate) da API de áudio do Android, que realiza o resampling (redimensionamento) de todas as músicas dos aplicativos de streaming para 48 KHz. Ou seja, com o aplicativo desenvolvido pela eXtream Software Development, é possível obter o máximo da qualidade oferecida pelas faixas no Qobuz e no Tidal em smartphones e tablets Android.

Dispositivos Android utilizam duas APIs (application programming interface) diferentes de áudio, a OpenSL ES e a AAudio. A API "Open Sound Library for Embedded Systems", comumente chamada de "OpenSL E", é mais antiga e é a responsável por limitar os aplicativos de streaming de música ao envio de arquivos com taxa de amostragem (sample rate) de 48Khz. Entretanto, ao utilizar a API AAudio, é possível transmitir arquivos de áudio tanto na USB, com cabo OTG (On-The-Go) [3], quanto na saída P2 sem resampling (redimensionamento) para 48 KHz.

No caso do aplicativo Tidal, os desenvolvedores conseguiram recentemente fazer com que tanto a saída para fones de ouvido quanto a USB permitissem a transmissão de arquivos de até 24 bits/192Khz. Isso foi possível graças ao "modo exclusivo", presente no app Tidal para desktop. Consequentemente, não se faz mais necessário utilizar o aplicativo USB Audio Player Pro (UAPP) no caso do Tidal, mas ao utilizar o Qobuz, a história infelizmente muda e todos os arquivos reproduzidos sofrem resampling (redimensionamento) para 48 KHz, ou seja, o Qobuz precisa do UAPP para não sofrer influências da API de áudio do Android.

Ao conectar um DAC/amp USB ou um DAC USB ao celular ou tablet Android que já utiliza a API AAudio, será necessário utilizar um cabo OTG para que ele funcione. Ao fazer isso, poderá ser possível reproduzir arquivos com resolução de, por exemplo, 32 bits/384KHz.

[3] Artigo "O que é cabo USB OTG? Porque utilizá-lo no streaming de música"

Use o USB Audio Player Pro (UAPP) para obter o bit perfect (bit perfeito)

Reproduzir as músicas em bit perfect (bit perfeito) significa realizar a reprodução de arquivos de áudio sem alterações/influências do sistema operacional do dispositivo. No caso de smartphones Android, para obter o "bit perfeito", é necessário "driblar" a API de áudio do sistema operacional. Através do driver de áudio USB personalizado desenvolvido pela eXtream Software Development, o aplicativo USB Audio Player Pro (UAPP) consegue acessar as informações do arquivo de áudio do celular e transmiti-las sem interferências do sistema operacional Android ao DAC do smartphone ou a um DAC externo ligado via USB.

Como utilizar o UAPP com Qobuz e Tidal para reproduzir músicas em bit perfect (bit perfeito)

Tempo necessário: 3 minutos

Passo a passo de como obter a conexão bit perfect (bit perfeito) no Qobuz e no Tidal através do aplicativo USB Audio Player Pro (UAPP).

  1. Baixe o USB Audio Player Pro (UAPP) na Play Store (loja de apps do Android), abra o aplicativo e selecione as três linhas horizontais em cima no canto esquerdo.

  2. Toque em “Qobuz” ou “Tidal” de acordo com a assinatura que você possui.

  3. Insira os dados de acesso (usuário e senha) do seu serviço de streaming.

  4. Embaixo, selecione o símbolo de gráfico de barras verticais.

  5. Toque em “Bit perfeito” (“Bit perfect”).

  6. Uma janela se abrirá, selecione a opção “Quando possível”. Isso fará com que tanto o Tidal quanto o Qobuz transmitam o áudio de suas músicas em “Bit Perfect” (“Bit Perfeito”).