O Tidal não suporta a transmissão de músicas em "FLAC Hi-Res" em dispositivos Android 9 ou anteriores. Um leitor do Oficina da Net relatou problemas ao tentar reproduzir faixas com esse símbolo de qualidade em seus DAPs e celulares com Android 9. Após contatar o suporte técnico do Tidal e os fabricantes dos dispositivos, ele ficou desapontado com a resposta recebida.
Dispositivos com Android 9 não tem mais suporte a todos os recursos
Giovanni relatou ao Oficina da Net que seus DAPs (Digital Audio Players) e celulares que utilizam o sistema operacional Android 9 não estavam reproduzindo as músicas identificadas como "FLAC Hi-Res" no aplicativo Tidal. Este comportamento estranho foi notado ao realizar testes em outras plataformas com sistemas operacionais diferentes e outros modelos de smartphones. Então, ele decidiu entrar em contato com o suporte técnico do Tidal e a seguinte resposta foi dada:
Versões anteriores do Android (versões 7 a 9) podem enfrentar desafios para reproduzir faixas FLAC de alta resolução devido a restrições técnicas relacionadas a esses dispositivos.
Em seguida, o atendente do Tidal complementou dando uma solução alternativa para o problema.
Na tela ‘Reproduzir agora’, toque em qualidade de transmissão e ajuste a qualidade de transmissão de ‘Máxima’ para ‘Alta’.
Após este feedback do Tidal sobre o problema que estava enfrentando, Giovanni entrou em contato com a Hiby, fabricante de seus DAPs (Digital Audio Players), na tentativa de obter uma resposta diferente. Ele explicou a experiência do atendimento que teve com a Hiby dizendo:
Eles são sempre muito prestativos. Me explicaram que estão desenvolvendo atualizações pra comportar a atualização do Tidal. Me enviaram uma atualização Beta pro R5 II pro que funcionou perfeitamente. Eu tenho outros dispositivos Um Shanling M3x e um R6. Pra esses não têm firmwares que corrija o problema. E não está funcionando.
Falta de informações na página de dispositivos suportados do Tidal
Após saber do caso, o Oficina da Net acessou a página de dispositivos suportados do Tidal e encontrou somente a menção do sistema operacional Android, sem a menção da versão que conta com suporte a todos os recursos oferecidos pela plataforma de streaming de música.