Não é incomum notarmos que o som do fone de ouvido ou da caixa de som Bluetooth está baixo ou falhando. Embora esse problema nos leve a pensar que é culpa do dispositivo, nem sempre é o caso. Geralmente, esse comportamento é causado pela troca entre os profiles (perfis) Bluetooth, que ocorre quando alternamos entre uma música e uma ligação no celular.
Por que o som do fone de ouvido ou caixa de som Bluetooth está baixo ou falhando?
Na grande maioria dos casos, o som do fone de ouvido ou caixa de som Bluetooth fica baixo ou começa a falhar devido a troca entre os profiles (perfis) Bluetooth. Quando escutamos uma música, o perfil A2DP (Advanced Audio Distribution Profile) é utilizado para transmitir o áudio de um dispositivo para outro via Bluetooth. Já o perfil HSP (Headset Profile) é ativado ao realizar ligações, que é quando utilizamos o microfone dos fones e caixas de som. Ao fazer isso, o volume é ajustado e fluxo de dados é alterado, passando a enviar o sinal de audio do microfone e receber o sinal de audio do som.
Com a mudança do perfil A2DP para o HSP, o fluxo de dados passa a ter duas vias ao invés de uma, pois o microfone do fone de ouvido ou da caixa de som Bluetooth é inserido na transmissão. Esse é o motivo pelo qual ocorre a degradação da qualidade de áudio, pois não há banda o suficiente para sustentar o envio e o recebimento de áudio, como foi explicado neste artigo de uma forma mais detalhada. O resultado é a falha do áudio durante uma ligação através do WhatsApp, por exemplo.
Essa alteração de perfis também causa uma mudança no volume do som, prejudicando consideravelmente a performance do fone de ouvido ou caixa Bluetooth. Felizmente, este problema e a inconsistência na transmissão de dados pode ser resolvido, como mostrarei abaixo.
Como resolver o problema do volume baixo ou som falhando no fone de ouvido ou caixa Bluetooth
Tempo necessário: 3 minutos
Desligue a caixa de som Bluetooth ou retorne o fone de ouvido Bluetooth TWS para o estojo (case) de carregamento.
Desative o Bluetooth do celular nas configurações rápidas do celular.
Aguarde aproximadamente 10 segundos e ative o Bluetooth do celular novamente.
Ligue a caixa de som Bluetooth ou retire o fone de ouvido Bluetooth TWS do estojo (case) de carregamento.
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