Desde ontem (7) houve relatos de que o Nubank está retirando dinheiro de várias contas de seus clientes. Os valores são variados e inicialmente não se sabia o motivo pelo qual isto estava acontecendo. A fintech já se prontificou a explicar o que houve e afirma já estar resolvendo o problema.
Confira abaixo alguns relatos de usuários do Nubank:
Thayla Jamus postou no Twitter dizendo que possuía R$329,59 em sua conta do Nubank e simplesmente o saldo foi zerado! Segundo ela, não foi feito nenhum pagamento. Confira abaixo:
#Nubank SUMIU COM O MEU DINHEIRO
— Thayla Jamus (@thaylajamus) July 7, 2020
Eu tinha R$329,59 na minha conta e meu saldo ZEROU e apareceu esse AJUSTE REALIZADO NEGATIVO.
Eu não fiz nenhum pagamento.
AJUSTE DE QUE?
ONDE ESTÁ O MEU DINHEIRO, NUBANK?
ESSE É O DINHEIRO DO MEU SALÁRIO
Não tive nenhuma resposta até agora. pic.twitter.com/5StFoRoEZy
Ester aquis também relatou na rede social Twitter que foi retirado R$45,47. Em sua conta a operação é descrita como "ajuste realizado". Confira a imagem abaixo:
Já aconteceu isso com alguém ? Comeram meu dinheiro véi ???????????? @nubank pic.twitter.com/eoPtPZw1r0
— ester aquis (@aquis_ester) July 7, 2020
Ester postou uma imagem mostrando a seguinte mensagem que apareceu em seu app após a retirada do valor de sua conta
"Olá, Ester! Estamos entrando em contato pois, entre os meses de abril e junho, você fez o pagamento de um ou mais boletos de depósito para a sua conta do Nubank. O banco responsável por efetuar esses pagamentos passou por uma oscilação no momento do repasse e, por este motivo, o valor repassado para a sua conta foi superior ao valor real do boleto. Já corrigimos esta diferença e o valor estornado irá aparecer como um ajuste no histórico da sua conta. Caso tenha alguma dúvida. entre em contato com nossa equipe de atendimento."
Foi essa a explicação, estou pegando todas as provas que não foi duplicado, se até amanhã não resolver vou entrar com uma ação judicial. Do nada eles pegam meu dinheiro e fica por isso mesmo ? Da onde ... pic.twitter.com/Yu1dxUdnD1
— ester aquis (@aquis_ester) July 8, 2020
Qual foi o problema que ocorreu no Nubank?
O problema que ocorreu no Nubank foi que alguns clientes fizeram o uso do mesmo código de barra e pagaram o mesmo valor. Então, ao perceber que havia vários pagamentos no mesmo valor com o mesmo código de barra, a instituição financeira, de forma proativa, pediu para que houvesse uma análise dos boletos para saber se estavam em duplicidade ou não. A Caixa Econômica Federal recebeu o pedido do Nubank e do PicPay para análise dos boletos com possível duplicidade.
Em meio a essa análise, o Nubank retirou o dinheiro das contas dos clientes. Após a confirmação da Caixa de que não havia nada de errado, a fintech estornou o comando de retirada do dinheiro das contas, voltando tudo como estava antes (com o dinheiro na conta).
Confira abaixo qual foi a resposta do Nubank ao problema ocorrido:
Izabela Werneck relata no Twitter que o Nubank chegou a retirar R$600 de sua conta. Confira abaixo:
Eu não tive nenhum valor duplicado por boleto. quero meus 600,00 de volta!
— Izabela Werneck (@izabela_werneck) July 7, 2020
O Nubank respondeu a Isabella Wernek dizendo:
"Enviamos um e-mail com mais informações sobre esse ajuste, mas caso tenha maiores dúvidas é só nos chamar pelos canais de atendimento para que nosso time possa te ajudar, ok?"
Enviamos um e-mail com mais informações sobre esse ajuste, mas caso tenha maiores dúvidas é só nos chamar pelos canais de atendimento para que nosso time possa te ajudar, ok? https://t.co/X55OnVP4Wz
— Nubank (@nubank) July 7, 2020
Em seguida a fintech complementa esclarecendo:
"Trabalhamos com muita transparência e queremos esclarecer.
Devido a uma falha da Caixa Econômica Federal, parte dos nossos clientes receberam uma quantia superior ao valor correto após fazer o pagamento de alguns boletos, mas os boletos não foram gerados em duplicidade. Iniciamos o processo de estorno seguindo recomendação da Caixa, mas identificamos inconsistências nos dados fornecidos.
Do nosso lado, já revertemos todos os valores, que estarão na sua conta ainda hoje enquanto aguardamos esclarecimentos do banco responsável."
Trabalhamos com muita transparência e queremos esclarecer.
— Nubank (@nubank) July 8, 2020
Devido a uma falha da Caixa Econômica Federal, parte dos nossos clientes receberam uma quantia superior ao valor correto após fazer o pagamento de alguns boletos, mas os boletos não foram gerados em duplicidade.
(+)
O que o Nubank está fazendo para solucionar?
O Nubank já está processando os erros nos valores descontados nas contas de seus clientes. Segundo a fintech, ainda hoje o valor descontado será estornado e o dinheiro voltará para a conta dos usuários do banco digital. Confira abaixo o relato de um usuário que já esta com o seu dinheiro de volta em sua conta.
O usuário "tô Souto" no Twitter relatou que o dinheiro retirado pelo Nubank já voltou para sua conta. Confira abaixo:
@nubank obrigado por devolver meu money, até suei aqui uffa
— tô Souto (@15Vsg) July 8, 2020
Na comunidade, fórum do Nubank foi esclarecido o seguinte:
Boa noite, comunidade!
Ontem, 07/07/20, recebemos vários relatos sobre estornos de valores dentro de algumas Contas do Nubank. Como esse é um tema muito importante e sempre buscamos ser transparentes com nossos clientes, gostaríamos lamentar o transtorno causado e esclarecer os acontecimentos.
Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha sistêmica da própria Caixa.
Assim que fomos informados pela CEF sobre a situação, agindo de boa fé, comunicamos nossos clientes sobre o equívoco e, seguindo as recomendações do banco, iniciamos o processo de estorno dos valores excedentes para a Caixa. As devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa.
Devido à imprecisão dos dados fornecidos, decidimos reverter os valores aos nossos clientes mesmo não sendo responsáveis pela falha. Os valores já estão sendo devolvidos hoje mesmo, e estamos aguardando esclarecimentos adicionais da Caixa.
Qualquer sugestão, estamos à disposição aqui. Se tiver dúvida específica sobre o seu caso, pode nos acessar nos nossos canais de atendimento.
Update 1:
Nota oficial do Nubank
Ao meio dia de hoje, 8 de julho o Nubank veio através da conta no Twitter, organizar a situação e mostrar o que aconteceu.
Os 5 tweets estão aí:
A gente quer começar essa thread do jeito que sempre fomos com nossos clientes: transparentes. Então viemos aqui dizer que sim, tá tudo bem com a sua conta e com o Nubank também. (1/5) pic.twitter.com/rvKWshRWHf
— Nubank (@nubank) July 8, 2020
A gente quer começar essa thread do jeito que sempre fomos com nossos clientes: transparentes. Então viemos aqui dizer que sim, tá tudo bem com a sua conta e com o Nubank também. (1/5)
E aproveitamos para pedir desculpas por todo o transtorno do dia de ontem. Esta semana fomos informados que alguns boletos da Caixa Econômica Federal pagos entre abril e junho para nossas contas haviam sido creditados com quantias a mais, que deveriam ser recuperadas. (2/5)
Como boa prática do mercado, começamos a corrigir esses valores, porém interrompemos ontem mesmo o ajuste devido ao grande número de clientes apontando inconsistências nas informações fornecidas pela Caixa. (3/5)
Como sempre buscamos fazer o correto para os nossos clientes, devolvemos imediatamente todos os valores enquanto aguardamos o posicionamento da Caixa. Já estão todos disponíveis nas contas do Nubank. (4/5)
Estamos sempre aqui por você, caso tenha mais dúvidas é só procurar nossos canais de atendimento: chat, email ou telefone. (5/5)
Update 2:
Caixa esclarece fala durante live stream o que houve de fato
Ontem a tarde a Caixa Econômica Federal realizou uma live stream no YouTube para falar sobre o auxílio emergencial e responder a algumas perguntas a respeito do banco. Em especial, todos estavam esperando para saber o que ocorreu no dia 7 de julho (terça-feira) com relação a retirada do dinheiro das contas dos clientes do Nubank e do Picpay. Durante a transmissão ao vivo no YouTube no canal oficinal da Caixa, o vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal, Cláudio Salituro, esclareceu o que houve de fato, confira aqui.
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