Na manhã de hoje, segunda-feira, 07, vários serviços gerenciados pela Caixa Econômica Federal (CEF) sofreram instabilidade, que durou até às 19h30 desta noite, momento em que a desenvolvedora do aplicativo Caixa Tem disponibilizou uma atualização para solucionar o problema. De acordo com informações dos usuários, tanto o site quanto os aplicativos da instituição bancária sofreram problemas relacionados ao login e operações por celular (pagamento de boletos, transferências, etc.), impedindo a realização de transações via TED, DOC ou PIX.
Além do aplicativo exclusivo para os correntistas do banco, o Caixa Tem (utilizado para movimentações referentes ao Auxílio Emergencial, FGTS e Bolsa Família) também sofreu com a instabilidade, impedindo que os beneficiários de um dos programas acima tivessem acesso ao sistema.
Leia também:
Problemas no Internet Banking
Segundo a Caixa Econômica Federal, o problema ocorreu devido a uma falha nos servidores da IBM, empresa privada e que é responsável por gerenciar todo o trafégo de dados tanto do site quanto dos aplicativos oficiais da instituição.
Em um Tweet a IBM informou que "Uma falha de resfriamento dentro do prédio que abriga o data center da nuvem da IBM em São Paulo resultou em uma interrupção temporária do serviço. A IBM está trabalhando com todas as partes envolvidas para restaurar o serviço o mais rápido possível.".
A cooling failure within the building that houses the IBM Cloud’s Sao Paulo data center has resulted in a temporary disruption of service. IBM is working with all involved parties to restore service as soon as possible.
— IBM Cloud (@IBMcloud) December 7, 2020
Às 19h30 a empresa publicou outro Tweet informando que o problema referente ao resfriamento dos servidores foi solucionado e os serviços já estão operando normalmente. Veja a postagem:
The cooling issue impacting the IBM Cloud Sao Paulo data center has been resolved, the temperature has stabilized, network connectivity has been restored and IBM technical teams are working at full speed to restore all services as soon as possible.
— IBM Cloud (@IBMcloud) December 7, 2020
A recomendação é que os correntistas e beneficiários dos programas sociais do governo atualizem os respectivos aplicativos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.