A Nubank anunciou ontem, quinta-feira (18), a chegada de uma nova modalidade de cartão de crédito na fintech, sendo possível o uso por pessoas que estão negativadas em órgãos como o SPC e Serasa. O recurso funciona de forma semelhante a um cartão pré-pago, embora permita que o usuário compre on-line ou em lojas físicas de forma à vista ou parcelado, algo que não pode ser feito e cartões de crédito pré-pagos.
Como funciona?
Para que seja possível utilizar a função crédito é preciso ter na conta digital o valor equivalente ao limite que será utilizado. De forma resumida, o cliente terá como limite disponível para compras o valor que estiver presente em sua conta. Essa funcionalidade também está presente no Inter por meio da plataforma de investimentos do banco, sendo possível aplicar a partir de R$ 100 e ter o valor revertido em limite no cartão na hora.
No caso da Nubank é um pouco diferente pois o dinheiro não estará rendendo, mas sim aplicado para liberação de crédito. No caso de compras on-line à vista o valor é debitado da Nuconta e em parcelamentos bloqueado até quitar todas as dívidas pendentes.
O Mercado Pago possui um cartão pré-pago que permite aos usuários realizarem compras no crédito mas debitando da conta, sendo compatível apenas com pagamentos à vista. No caso do recurso da Nubank é uma novidade por permitir dividir compras em até 12 vezes.
Não há risco de inadimplência nesse caso pois o valor utilizado na função crédito ficará bloqueado na conta até que haja a quitação dos parcelamentos.
Leia também:
Como contratar?
Por enquanto essa função ainda não está disponível para todos os usuários, sendo exclusivo para os clientes que forem convidados pela Nubank por ser um recurso experimental. A empresa não informou quando será lançado para todos, porém é esperado que seja a partir do próximo semestre caso os testes como o planejado.
A fintech também está testando um seguro de vida em parceria com a Chubb. Esse serviço iniciou em fase de testes e atualmente já está disponível para maior parte dos clientes da instituição de pagamentos.