O Pix surgiu como uma ferramenta que revolucionou os meios de pagamento existentes no Brasil. Por meio dela, o usuário pode enviar e receber dinheiro em até 10 segundos, sem custo algum (no caso de pessoa física).

Diante da praticidade do serviço, ele logo se tornou um dos principais meios de pagamento no Brasil. E como toda novidade, uma das grandes dúvidas dos brasileiros, é como cancelar um Pix feito por engano, ou quando a pessoa é vítima de uma fraude.

Embora a ferramenta facilite as movimentações financeiras do dia a dia, ela também pode ser um problema quando feita de forma errada. Por isso, confira a seguir, se é possível cancelar um Pix, e como você pode fazer esse cancelamento.

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É possível cancelar um Pix?

Crédito: Divulgação/Banco Central

Assim que você realiza essa operação, não é possível cancelar o envio do dinheiro, tendo em vista que a transferência é instantânea. Sendo assim, o dinheiro sai da conta em segundos, e vai para a conta de destino.

De acordo com o Banco Central (BC), o único jeito de interromper a transação é antes da sua confirmação. A instituição defende que criar uma opção de cancelamento poderia criar "uma situação de incerteza sobre o caráter definitivo do pagamento". Logo, isso não seria bom para os usuários.

Por isso, antes de fazer a transferência via Pix, é IMPRESCINDÍVEL revisar todos os dados antes de finalizar o processo. E se você fez um Pix errado, pode enviar um pedido de estorno do dinheiro. Porém, a devolução dependerá da boa fé da pessoa que recebeu o valor.

Ou ainda, você pode entrar em contato com o banco onde o dinheiro foi enviado, e tentar firmar algum tipo de acordo.

É possível cancelar um Pix agendado?

Sim. O procedimento é simples, e pode ser feito no app da sua instituição financeira. Para isso, é necessário buscar a área Pix por agendamento e escolher a operação que você quer anular. Porém, é necessário ter atenção, já que o cancelamento pode ser feito até um dia antes da data prevista para o envio do Pix.

Fui vítima de uma fraude; consigo reaver o valor do Pix?

No caso de golpe e falhas operacionais, é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). Por meio dessa ferramenta, o banco no qual o Pix foi feito, manda um pedido de estorno ao que recebeu o valor.

Como próxima etapa, é feita uma análise de segurança, com prazo de até 7 dias úteis para divulgar o resultado. Caso o problema seja constatado, a instituição terá 72 horas para avisar o cliente recebedor, que ele deve devolver o dinheiro, sendo que ele tem 24 horas para fazer a operação.

No caso de recusa, o usuário pode ser processado criminalmente por apropriação indébita, segundo o artigo 169 do Código Penal.

Me arrependi da compra; consigo reaver o Pix?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem 7 dias para se arrepender de uma compra, a menos que ela tenha sido feito em uma loja física.

Neste caso, você tem direito de ganhar o reembolso integral do dinheiro. Porém, a devolução não precisa ser, necessariamente, via Pix.

O Pix que eu fiz não chegou ao destinatário, e agora?

Se você fez o Pix corretamente, e ele não chegou ao destinatário, é necessário tirar um print, ou ainda, salvar o comprovante de débito do valor na conta, através do extrato.

Dessa forma, você pode comprovar que fez o pagamento corrento, mas que ele não chegou ao destino ainda. E assim, o recebedor pode questionar a instituição financeira sobre o não recebimento do valor.

"Pix em processamento": Dá para cancelar?

Quando o sistema está com alguma inconsistência, ele não envia o Pix na mesma hora. Nestes casos, aparece uma mensagem de que a transferência está em processamento, ou em análise.

Quando isso acontece, a única opção é esperar para ver se ela está ou não concluída, pois não é possível cancelar o Pix. Por fim, se a transferência não seja confirmada, você pode tentar fazer novamente a operação.