Ontem, segunda-feira (7), pleno quinto útil do mês de agosto, diversos usuários do banco Itaú sofreram com problemas ao realizar transações bancárias. De acordo com os clientes do banco Itaú, o aplicativo não permitia fazer login e realizar pagamentos Pix. No mesmo dia, porém durante a noite, o banco se retratou sobre o ocorrido e informou que o aplicativo já voltou a funcionar normalmente.

Itaú ficou fora do ar nesta segunda (7)

De acordo com o DownDetector, site que monitora as instabilidades dos serviços conectados à internet, o problema no app do Itaú começou por volta das 9h da manhã, e alcançou um pico de reclamações por volta das 10h. Veja o gráfico abaixo:

Problemas com o banco Itaí, segundo o Downdetector
Problemas com o banco Itaú, segundo o Downdetector

O que os bancos dizem?

Durante a instabilidade, o banco Itaú entrou em contato conosco para fornecer a seguinte informação:

O Itaú Unibanco informa que está com instabilidade de origem interna em seus sistemas nesta segunda-feira (7). O banco pede desculpas aos clientes e parceiros pelo inconveniente e informa que está trabalhando com urgência para que os sistemas sejam restabelecidos o mais rapidamente possível.

Mais tarde, por volta das 20h desta segunda-feira (7), o banco nos informou que o app estava restabelecido:

O Itaú Unibanco informa que seus canais foram restabelecidos e estão operando normalmente. O banco ressalta que a instabilidade foi de origem interna. O Itaú pede desculpas pelo inconveniente causado a clientes e parceiros.

Usuários vão ao Twitter para reclamar

Diversos usuários foram e continuam indo às redes sociais para reclamar do problema que estão enfrentando ao tentarem acessar sua conta nos aplicativo bancários. Em pleno dia de pagamento, alguns usuários até fizeram algumas brincadeiras dizendo que "com os bancos fora do ar, a gente economiza".

Confira alguns tweets:

ERRATA: Anteriormente, essa matéria informava que o banco Santander, Nubank, Bradesco, Caixa Ecônomica Federal, Banco do Brasil e outros bancos também haviam sido afetados com problemas no app, mas alguns desses banco entraram em contato com o Oficina da Net e esclareceu a situação.

Veja a posicionamento do banco Santander:

"O Santander não teve qualquer incidente técnico hoje relacionado a aplicativos, envio e recebimento de Pix. Total de zero incidente.

Como alguns bancos tiveram problemas para receber, clientes nossos, como os de qualquer outro banco, não puderam enviar Pix para essas instituições financeiras que estavam sem sistema para receber. Isso deu a alguns clientes nossos a falsa percepção de que o problema era com a gente."

E aí? Você está enfrentando algum problema ao acessar seu banco?