Os golpes de fraudes bancárias estão cada vez mais comuns. Não é raro ouvir falar de algum familiar ou amigo sobre casos em que pessoas tiveram seu dinheiro roubado ao serem enganadas por mensagens ou ligações suspeitas. Por esse motivo, tentei reunir aqui exemplos recentes de pessoas que foram vítimas deste tipo de golpe e dei dicas do que fazer para evitar que isso aconteça.
Como foi feita a análise dos golpes de fraudes bancárias?
Procurei por relatos de vítimas no "NuCommunity", fórum do Nubank, que ocorreram nos últimos 30 dias para exemplificar casos que estão ocorrendo e mostrar maneiras para evitar que outras pessoas caiam no mesmo tipo de golpe. Espero que as dicas listadas aqui ajudem a atenuar a grande quantidade de fraudes bancárias que estão havendo e deixo aqui meu pedido para que comentem ao final sobre a sua experiência, caso tenha passado por algo semelhante.
Quais golpes de fraudes bancárias estão sendo aplicados pelos golpistas atualmente?
Para ter uma ideia melhor do cenário atual de golpes relacionados a fraudes bancárias [1], fiz uma busca pela "NuCommunity", fórum do Nubank. Isso possibilitou a identificação de padrões em diversos golpes deste tipo, onde o fim é o mesmo: roubar o dinheiro da vítima.
[1] Fraude bancária é quando alguém tenta se fazer passar por uma instituição (exemplo: banco, loja, plataforma de serviços etc.) para tentar ganhar dinheiro ou obter informações sensíveis (senhas, endereços, números de documentos, número de cartões etc.).
Mensagem SMS alertando sobre uma compra suspeita
Após receber uma mensagem SMS sobre uma compra suspeita feita no aplicativo Mercado Livre, o usuário "Wendell_Passos" perguntou no "NuCommunity", fórum do Nubank, se isso seria um golpe de fato. A resposta é que sim, trata-se de um golpe.
Como o Nubank disse recentemente no "X" (novo Twitter), os funcionários da fintech não entram em contato com o cliente para confirmar uma compra.
Caso queira confirmar se houve ou não uma compra com seu cartão Nubank sem sua autorização, basta entrar em contato através dos canais oficiais do banco, conforme foi explicado neste artigo sobre como pedir ajuda ao cair em um golpe.
Ligação do SAC (serviço de atendimento ao cliente) do Nubank
Depois de receber uma ligação de um número suspeito, onde a pessoa dizia que uma compra foi realizada sem autorização no cartão de crédito do Nubank, o usuário "Flavio_Da_Conceicao" relatou o seu caso no "NuCommunity", fórum da fintech. Trata-se de um golpe, onde o criminoso tenta se fazer passar por um atendente do banco ou serviço de cartão de crédito.
De acordo com o Nubank, seus funcionários só irão entrar em contato com seus clientes através de ligações se o assunto for uma renegociação de dívidas. Essa situação ocorre quando a pessoa não paga as contas do cartão de crédito, empréstimo ou outras pendências, tornando-se um inadimplente. A comunicação para isso geralmente é feita por uma agência de cobrança parceria do Nubank, onde é oferecido condições especiais de pagamento.
Entretanto, durante as ligações, o Nubank afirma que seus atendentes nunca irão pedir senha, token ou código de segurança e muito menos solicitar que você realize um pix para desbloquear sua conta ou anular alguma compra de produto ou serviço. Além disso, o banco digital diz que seus funcionários não irão pedir para que seus clientes instalem aplicativo algum, pois só é necessário o aplicativo Nubank.
Ligação pedindo para teclar 1 para confirmar a compra ou 2 para falar com um atendente
Ao receber uma ligação automática de confirmação de compra, a usuária "camimoraes.sq" relatou no NuCommunity, fórum do Nubank, que foi pedido a ela para teclar 1, caso quisesse confirmar a compra, ou 2 para cancelar e falar com um atendente. Ao selecionar o número 2, foi dito que a ligação caiu.
O usuário "Zoio_de_Tandera", comentou no tópico criado por "camimoraes.sq" dizendo que essa tática é utilizada para confirmar a existência de uma conta no banco. Desta forma, o criminoso irá tentar ligar para a vítima tentando se passar por um atendente do Nubank, ou seja, para aplicar um golpe de fraude bancária.
Caso você esteja em dúvida sobre a veracidade da informação sobre a possível compra realizada no seu cartão, sempre opte por entrar em contato através dos canais oficiais do Nubank. Caso não saiba quais são, foi ensinado aqui como entrar em contato com o banco através de um passo a passo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.