O Banco Central (BC) emitiu um comunicado confirmando um novo vazamento de chaves Pix, desta vez afetando 3.020 clientes do Banco do Estado do Pará (Banpará). Este é o oitavo incidente desse tipo desde o lançamento do Pix em 2020, com o último ocorrendo entre 20 de março e 13 de abril deste ano. Há alguns dias, o BC já havia confirmado o vazamento de mais de 46 mil chaves Pix.

BC confirma vazamento de chaves Pix de mais de 3 mil clientes

De acordo com informações, o vazamento foi atribuído a "falhas pontuais" nos sistemas da instituição financeira, e o BC afirmou estar investigando o incidente. Como medida de precaução, todos os clientes afetados serão notificados por meio do aplicativo ou internet banking do Banpará.

De qualquer forma, o BC informa que o vazamento não afeta a movimentação de dinheiro e que dados protegidos por sigilo bancário, como senhas, saldos e extratos, não foram comprometidos. As informações comprometidas incluem o nome do usuário, número do CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta.

O BC ressaltou ainda que o caso está sob investigação e que medidas disciplinares podem ser aplicadas ao Banpará como consequência do vazamento. O órgão também alertou os clientes a desconfiarem de qualquer comunicação recebida por chamadas telefônicas, SMS, aplicativos de mensagens ou e-mail relacionados a este incidente, pois há o risco de golpes.

Fonte