Nesta quinta-feira (20), o Banco Central (BC) emitiu um comunicado oficial anunciando um novo vazamento de chaves Pix. O incidente ocorreu entre os dias 2 e 4 de setembro e envolveu a instituição de pagamentos SHPP Brasil, vinculada à varejista Shopee. De acordo com o BC, o vazamento se deu por "falhas pontuais" nos sistemas da empresa. Apesar do ocorrido, o vazamento não expôs dados sensíveis dos usuários.
Clientes da Shopee tem chaves Pix vazadas
O Banco Central tranquilizou os usuários, afirmando que não foram expostos dados pessoais dos clientes da Shopee, como senhas, movimentações financeiras, saldos de contas ou outras informações protegidas por sigilo bancário. As informações vazadas são de natureza cadastral, como nome do usuário, CPF, instituição financeira, número e tipo de conta.
O Banco Central garantiu que já iniciou um processo detalhado de apuração para investigar as falhas que causaram o vazamento e que, ao final, serão aplicadas as sanções cabíveis, conforme a regulamentação vigente. Além disso, todas as pessoas afetadas serão notificadas exclusivamente por meio dos canais oficiais de suas instituições financeiras, como aplicativos ou internet banking.
O BC também alertou que não utilizará outros meios de comunicação, como mensagens via WhatsApp, chamadas telefônicas, SMS ou e-mails, para informar os usuários sobre o incidente. Essa medida é importante para evitar possíveis tentativas de golpes, aproveitando-se do ocorrido.