O Banco Neon foi alvo de um gigantesco vazamento de dados na noite da última terça-feira (11). Segundo as informações divulgadas, mais de 30 milhões de clientes tiveram seus dados expostos em um fórum conhecido por reunir hackers e cibercriminosos. A postagem, feita por um hacker sob o apelido de "banconeon", trazia detalhes como nomes completos, CPF, telefone, e até informações bancárias e fiscais dos clientes.
Resumo do que você precisa saber ⏳
- Vazamento massivo: Dados de mais de 30 milhões de clientes do Banco Neon foram publicados em um site hacker.
- Informações sensíveis: Incluem CPF, telefone, profissão, nome da mãe e até modelo do celular usado para acessar a conta.
- Banco investiga: O Neon afirmou que os dados divulgados não são compatíveis com suas apurações e que investiga o caso.
Banco Neon investiga vazamento de dados
A postagem criminosa levava o título "Quanto vale 30 milhões de dados de um banco brasileiro?" e incluía fotos e vídeos para comprovar a autenticidade do material. Entre as informações vazadas, estão CPF, telefone, e-mail, CEP, profissão, nome da mãe, situação na Receita Federal e dados da conta bancária. Até o momento, o hacker não divulgou o preço que pretende cobrar pelos dados.
Em resposta, o Banco Neon afirmou que teve conhecimento da "cópia não autorizada" de informações, mas garantiu que os dados não permitem acesso a contas nem a transações bancárias. A fintech também declarou que está investigando o caso e que a postagem no fórum hacker foi removida após uma tentativa de extorsão.
Abaixo, veja a nota completa do Neon:
"A Neon tomou conhecimento da cópia não autorizada de dados de parte dos seus clientes, os quais não permitem acessar as contas bancárias e tampouco realizar transações. A Neon está investigando a alegação de vazamento de dados com tentativa de extorsão realizada nesta manhã e, já deletada, em um fórum hacker. Afirmamos que nas nossas investigações até o momento, os detalhes de informações apresentados na postagem não são factíveis com as informações obtidas e apuradas pela Neon.
Vale ressaltar que assim que tomamos conhecimento do ocorrido, a Neon adotou as medidas necessárias para cessar quaisquer acessos indevidos e realizar a avaliação do cenário, a fim de possibilitar eventual comunicação às autoridades responsáveis e clientes que possam ter sido afetados. A Neon reforça sua preocupação com a segurança e proteção dos dados dos clientes, que são prioridades absolutas para a empresa."
Infelizmente, ataques cibernéticos desse tipo estão se tornando cada vez mais comuns. Trocar senhas e ativar autenticação em dois fatores também são medidas recomendadas para reforçar a segurança.