No início desta semana o Procon-SP notificou a Via S.A., empresa responsável pelo site das Casas Bahia. O motivo da autuação foi o não cumprimento de uma oferta de um Galaxy Note 20 durante a Black Friday.
Originalmente, o celular da Samsung estava custando aproximadamente R$ 3000. Mas durante o tempo em que ele estava em oferta, o aparelho chegou a ser oferecido por cerca de R$ 700. Obviamente diversas pessoas compraram o telefone, mas infelizmente o site das Casas Bahia cancelou todos os pedidos mesmo após o pagamento ter sido feito. Devido ao ocorrido, o Procon-SP acabou entrando em contato com a empresa pedindo esclarecimentos.
Casas Bahia tem até três dias para responder o Procon
O Procon-SP deu a Via S.A. três dias para que a empresa apresente esclarecimentos relatando o motivo pelo qual ocorreu o cancelamento dos pedidos e o número de compras que foram feitas do produto em questão (celular Samsung). Além disso, foi exigido também elaborar e apresentar um plano de ação para resolver as reclamações dos consumidores.
Reclamações durante a Black Friday
De acordo com o Procon, foram recebidas 310 reclamações de consumidores relatando problemas de entrega ou serviços. As maiores queixas estão relacionadas ao atraso ou não entrega de produto ou serviços, que corresponde a 25% do total de casos. Houve também denúncias de cancelamento de pedido após a compra (15%), maquiagem de desconto (14%) e produto ou serviço indisponível (8%).
O diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, diz:
"Quem tiver problema com sua compra deve fazer uma reclamação no site do Procon-SP a qualquer hora. Assim que acessar a página, o internauta encontrará um espaço específico para os registros sobre a data [Black Friday]".
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