A BlackBerry já foi considerada uma gigante no setor tecnológico, porém, a empresa decidiu abandonar o setor de smartphones e investir em software. A canadense, agora, acabou de licenciar a sua marca para terceiros. John Chen, CEO da empresa, disse que essa foi uma boa escolha para livrar a BlackBerry de um colapso financeiro.
Em uma entrevista recente, Chen disse que a empresa foi obrigada a estabelecer uma nova direção após sofrer grandes perdas no mercado de smartphones. O executivo acredita que está próximo de completar a sua transformação em uma empresa de software, por esta razão, está fora de perigo.
Chen foi o responsável pela transição da BlackBerry, e ainda optou por licenciar a marca da empresa para que o nome dela não abandonasse o mercado de smartphones de modo definitivo. A transição iniciou ainda em 2016, quando a canadense estava em declínio financeiro e assim, resolveu investir em software e no IoT.
A BlackBerry começou a licenciar o seu software para fabricantes de smartphones de terceiros e confirmou que deixou o mercado de hardware. A TCL da China, após isso, acabou se tornando a fabricante licenciada pela BlackBerry que ficou responsável pelo design, fabricação e promoção dos telefones da marca.
A BlackBerry está trabalhando em parceria com bancos, e ainda outras empresas para fornecer software seguro contra ataques cibernéticos. Para completar, a companhia está entrando na indústria automobilística com software para sistemas de infotainment e carros inteligentes.