O governo federal apresentou uma nova ferramenta para oferecer suporte ao Rio Grande do Sul após a recente tragédia causada por inundações. O plataforma chamada de Brasil Participativo, visa facilitar o acesso a informações essenciais para doadores e equipes de apoio que estão trabalhando incansavelmente para ajudar as vítimas e desabrigados. Ações do governo e alertas de riscos são alguns dos recursos disponíveis.
Brasil Participativo é lançado pelo governo para auxiliar o RS
O anúncio do lançamento da plataforma foi feito pelo MinistroChefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. De acordo com ele, a Brasil Participativo reúne uma variedade de informações cruciais para otimizar os esforços de assistência no estado.
O governo federal lançou um site com todas informações sobre o apoio ao Rio Grande do Sul. Investimentos de mais de R$ 60 bilhões, milhares de profissionais, hospitais de campanha e equipamentos públicos para ajudar os gaúchos e as gaúchas. #ForçaRS 🟩🟥🟨
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) May 14, 2024
Acesse e compartilhe a… pic.twitter.com/SODDIvo43o
Entre as informações disponíveis na plataforma estão:
- Localização das agências dos Correios mais próximas para entrega de doações;
- Lista de donativos mais necessários;
- Alertas de riscos;
- Monitoramento hidrológico de regiões afetadas;
- Medidas como pagamento antecipado do Bolsa Família e saque calamidade do FGTS para
- os atingidos pela tragédia;
- Dados oficiais sobre ações do governo;
- Isenção de pedágio para transporte de donativos;
- Localização de hospitais de campanha e recursos para medicamentos;
- Informações sobre acolhimento em abrigos e reconstrução da infraestrutura rodoviária.
Além disso, a plataforma fornecerá detalhes sobre medidas como perdão de juros e suspensão de dívidas do Rio Grande do Sul com a União, bem como gastos e renúncias do governo federal para auxiliar a população gaúcha.
Embora muitas cidades ainda estejam se recuperando dos estragos das enchentes, as empresas de telecomunicações já restabeleceram as comunicações em todos os municípios do estado.
Vale ressaltar que a Brasil Participativo foi criada em 2023 com o envolvimento de milhares de pessoas na elaboração do plano Plurianual 20242027. Agora, adaptada para atender às demandas emergenciais do Rio Grande do Sul. A plataforma já está disponível nesse link.