A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Civil do Distrito Federal e a Polícia Rodoviária Federal, realizou na quarta-feira (5) uma ação simultânea em Palmas e Brasília que resultou na apreensão de cerca de R$ 3 milhões em mercadorias. Chamada de Operação Spuria, a ação focou na desarticulação de organizações criminosas que utilizam o comércio de produtos falsificados para lavagem de dinheiro.

Mais de R$ 3 mihões são apreendidos em produtos piratas

Cumprindo três mandados de prisão e apreensão, entre os locais visados, estavam lojas localizadas na Avenida Juscelino Kubitschek, o principal centro comercial de Palmas, próximo ao prédio da prefeitura, além de estabelecimentos em Taquaralto, na região sul de Palmas.

A investigação teve início a partir de denúncias feitas por escritórios de advocacia que representam grandes marcas de eletrônicos, incluindo Apple, Samsung e Motorola. Essas empresas relataram que diversas lojas estavam comercializando produtos falsificados de suas marcas, colocando em risco a segurança e a saúde dos consumidores devido à baixa qualidade dessas mercadorias.

Produtos falsificados são apreendidos no centro de Palmas. Foto: Cíntia Ribeiro/ TV Anhanguera
Produtos falsificados são apreendidos no centro de Palmas. Foto: Cíntia Ribeiro/ TV Anhanguera

Ao todo, 30 servidores da Receita Federal, incluindo auditores e analistas, 13 policiais civis do DF e 20 policiais rodoviários participaram da operação. Durante a fiscalização, foram inspecionados 10 estabelecimentos comerciais suspeitos de vender produtos pirateados.

Via: g1