Na última segunda-feira (20), a equipe de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal realizou uma operação que resultou na apreensão de aproximadamente 250 iPhones, incluindo modelos recentes, como o iPhone 16. Os aparelhos foram apreendidos em uma transportadora localizada na cidade de Chapecó, Santa Catarina.
Receita Federal apreende 250 iPhones
A operação da Receita Federal constatou que os iPhones estavam escondidos dentro de prateleiras de madeira, em uma tentativa de disfarçar a carga irregular e passar despercebido das autoridades.
A investigação aponta que a mercadoria foi despachada em Foz do Iguaçu, no Paraná, e tinha como destino o estado de São Paulo. O órgão federal não revelou o valor da carga, mas considerando a quantidade de aparelhos, a quantia pode ultrapassar facilmente R$ 1 milhão.
Os responsáveis serão investigados e podem responder por crimes de contrabando e descaminho, previstos no Código Penal Brasileiro, com penas que podem chegar a até cinco anos de reclusão.
Receita Federal intensifica fiscalização
A Receita Federal vem intensificando as ações de fiscalização para combater o contrabando e descaminho, que geram prejuízos significativos à economia e à arrecadação de impostos.
Em dezembro, o órgão federal realizou uma ação, batizada de Operação Black Friday, para barrar a entrada de mercadorias contrabandeadas no Brasil. Entre os itens apreendidos, estavam smartphones, tablets, impressoras e até robôs-aspiradores de fabricação chinesa, além de vinhos argentinos, cigarros eletrônicos e perfumes árabes.