O programa Celular Seguro vem crescendo no Brasil. Após registrar quase 2.500 alertas de bloqueio durante o Carnaval, a ferramenta agora conta com um novo recurso: quem ativar um aparelho com alerta de bloqueio emitido pelo sistema, vai receber uma notificação avisando que se trata de um celular roubado, furtado ou perdido.
Celular Seguro recebe novo recurso
Os alertas serão enviados pelo WhatsApp assim que um novo chip for identificado em um celular que tiver um alerta de bloqueio registrado. A notificação, enviada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, será feita por dois números oficiais: 2025-3003 ou 2025-3000.
Ao receber esse aviso, o dono do aparelho será informado de que pode estar com um celular roubado, furtado ou perdido. Com esse novo recurso, o Ministério da Justiça busca facilitar a devolução do aparelho às vítimas, além de identificar os criminosos — que revendem para pessoas que muitas vezes nem sabem a origem do celular — e, assim, combater esse tipo de crime.
O que fazer ao receber a notificação?
Segundo o Ministério da Justiça, caso você receba um alerta do Celular Seguro via WhatsApp, é necessário:
Se você tem a Nota Fiscal do celular:
- Dirija-se à Delegacia de Polícia Civil mais próxima com a Nota Fiscal do aparelho para esclarecer a situação;
- O comparecimento espontâneo poderá evitar a instauração de inquérito policial para recuperar o celular e apurar a prática dos crimes de furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Se você comprou o celular, mas não tem a Nota Fiscal, ou está com ele por outro motivo e deseja devolvê-lo:
- Dirija-se à Delegacia de Polícia Civil mais próxima para devolver o aparelho;
- O comparecimento espontâneo poderá evitar a instauração de inquérito policial para recuperar o celular e apurar a prática dos crimes de furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
Se você ativou o alerta no Celular Seguro, mas recuperou o aparelho:
- Ainda este mês, será possível cancelar o alerta para parar de receber notificações. A função estará disponível no site celularseguro.mj.gov.br/.
Como evitar a compra de celulares roubados?
Para evitar a compra de celulares roubados, acesse o site do Celular Seguro ou a página da Anatel dedicada à consulta de IMEI e informe o número de 15 dígitos que cada aparelho possui de fábrica.
Para encontrar esse número, digite no teclado do celular o código *#06#. Em seguida, faça a verificação para saber se o dispositivo consultado possui alguma restrição.