A paixão nacional por carros é evidente, principalmente quando falamos de esportivos. Aqui no Oficina da Net, decidimos aos poucos começar a abordar esse tema, principalmente puxando para o lado da tecnologia envolvida nesses projetos milionários. A nossa ideia é começar a trazer conteúdos automobilísticos, focando em quais as tecnologias que auxiliam o dia-a-dia dos motoristas e passageiros.

Tivemos a oportunidade de ficar 4 dias com o novo Ford Mustang, um verdadeiro muscle car americano. É um caro elitizado, custando R$ 299.900, o Ford Mustang GT Premium conquistou os mais aficionados, e com grana no bolso.

Ele começou oficialmente a ser comercializado no Brasil, dia 20 de março, mas houveram emplacamentos do veículo em fevereiro. No primeiro semestre, ele vendeu 628 unidades. Para você ter noção do que esse número significa, na lista dos 10 esportivos mais vendidos no Brasil, a Ford vendeu mais Mustangs do que as outras fabricantes juntas. Seu rival mais emblemático, o Chevrolet Camaro, teve apenas 17 unidades emplacadas em 2018.

Assista ao nosso vídeo do Ford Mustang GT Premium

 

Design do Ford Mustang GT Premium

O design do carro é imponente, único. A cor do exemplar é Preto Astúrias, mas ele ainda vem nas cores: 

  • Prata Dublin (metálica)
  • Vermelho Arizona (sólida)
  • Vermelho Vermont (perolizada)
  • Branco Ártico (sólida)
  • Cinza Moscou (perolizada)
  • Preto Astúrias (perolizada)
  • Azul Creta (perolizada)
  • Azul Belize (perolizada)
  • Vermelho Bucareste
  • Amarelo Silverstone 
  • Laranja Daytona (metálica)
Cores do Ford Mustang GT Premium
Cores do Ford Mustang GT Premium

O painel interno é revestido em couro e plástico, com diversas áreas em cromado. A textura do painel é sofisticada e atraente. Os bancos são muito confortáveis, têm diversos ajustes, todos eletrônicos. Ah, os bancos contam com aquecimento ou refrigeração. Sim você pode esfriar ou esquentar o banco de couro.

Pessoas mais altas vão sentir um pouco de dificuldade em entrar no carro, não chega a ser colado no chão, mas é baixo. O carro é feito para duas pessoas, mas no aperto, cabem mais duas atrás. 

Galeria de fotos do Ford Mustang GT Premium

 

Ford Mustang GT Premium
Ford Mustang GT Premium
Ford Mustang GT Premium
Ford Mustang GT Premium
Ford Mustang GT Premium
Ford Mustang GT Premium
Ford Mustang GT Premium
Ford Mustang GT Premium
Ford Mustang GT Premium interna - Foto Ford
Ford Mustang GT Premium interna - Foto Ford
Ford Mustang GT Premium interna - Foto Ford
Ford Mustang GT Premium interna - Foto Ford

 

Sistema interno: Sync e Google Auto

O painel do Ford Mustang GT Premium é totalmente digital, com painel LCD, você tem capacidade de alterar todas as cores entre alguns modelos predefinidos pela Ford, ou mesmo personalizar a sua própria cor.

Ford Mustang GT Premium - Painel a noite
Ford Mustang GT Premium - Painel a noite

Se isso não for suficiente, os modos de "pilotagem" do veículo também alteram a aparência dos indicadores, no vídeo feito por nós você pode ver todos os modelos.

Ford Mustang GT Premium - Painel de instrumentos (modo normal)
Ford Mustang GT Premium - Painel de instrumentos (modo normal)

Sync 3

Quem possui um Ford com sistema Sync 3, já estará habituado a utilizar o smartphone conectado com o carro. Basta ativar o Bluetooth do celular, parear (conectar) ao veículo e pronto. Agora você pode fazer chamadas pelo sistema de som do Mustang, escutar músicas, se guiar pelo sistema de navegação, que não se compara o Waze, mas funciona. 

Android Auto

O Android Auto já é mais completo que o Sync, porém exige que o smartphone esteja plugado via USB, em duas portas, uma no console outra no porta objetos do centralizado entre os bancos do motorista e passageiro.

A conectividade é simples também, no vídeo acima você pode ver como funciona.

Dica: faça isso em casa, onde o veículo esteja dentro do sinal wifi da casa.

Conecte o smartphone a sua rede local, conecte o veículo a wifi também (sim, ele tem wifi), pelos menus de configurações. Depois plugue o cabo USB. Baixe o app Android Auto na Google Play. Ao iniciar o app, o sistema do Mustang já detecta e conecta ao smartphone. Passa a instalação, o sistema reconhece os aplicativos que estão disponíveis para Android Auto, lembrando que não são todos apps do seu celular que funcionarão no Mustang. Existem diversos apps que são compatíveis, basta ir na Google Play e procurar por Android Auto. Youtube, Spotify, Waze, Google maps entre outros.

A tela do Mustang vira um grande Android, navegável por toque, muito simples de utilizar. A inconveniência principal é justamente a necessidade de manter o smartphone sempre conectado.

Apple Car

Para quem é usuário de iPhone, provavelmente a grande maioria dos usuários que adquirir esse carro, saiba que também está disponível o sistema de carros da Apple

O Mustang conta com câmeras de ré, mas não com sistema de estacionamento automático. O sistema de som Premium da Shaker Pro, de 390 Watts, com 12 alto-falantes + subwoofer. O som do carro é excelente, em nível muito alto ele não distorce os graves. 

 

A tecnologia mecânica do Ford Mustang GT Premium

O motor apresenta 466 cavalos e possui 55,6 Kgfm de torque, sendo mais de 80% disponível a 2.000 rpm. O consagrado 5.0L V8 foi calibrado especificamente para o mercado brasileiro e consegue extrair 6 CV a mais que o original americano, tirando proveito do álcool misturado a nossa gasolina.

Motor do Ford Mustang GT Premium
Motor do Ford Mustang GT Premium

O bloco do motor continua sendo de alumínio, mas devido a uma nova tecnologia patenteada da Ford, dispensa o uso das camisas de aço nos cilindros. Isso deu um leve ganho no diâmetro dos pistões. Além disso o motor passou por diversos aprimoramentos também no cabeçote, dando a possibilidade de atingir até 7500 RPM, 500 a mais que a versão anterior.

Acompanhado deste excelente motor, o Mustang GT vem equipado com uma Transmissão Automática de 10 velocidades e trocas de marchas manuais no volante com tecnologia patenteada pela Ford. Projeto pensado para uma melhor direção com troca muito mais precisa e rápida.

Ele também possui um sistema de escape totalmente variável, o que significa que você pode controlar o volume do ronco do seu Mustang, como por exemplo a partida silenciosa com temporizador programável. Além da partida, você pode escolher o modo de ronco do escapamento, Normal, Esportivo, Pista ou Silencioso. Um sistema controlado por computador abre válvulas (também conhecidas como borboletas), para adequar o som, conforme gosto do motorista.

Vídeo incorporado do YouTube

A suspensão também é inovadora. Com o MagneRide® os amortecedores usam um fluido viscoso eletromagnético e sensores para ajustar instantaneamente o comportamento da suspensão e oferecer a melhor resposta em cada situação de rodagem e modo de condução escolhido. Este sistema proporciona uma resposta 1.000 vezes por segundo mais rápida às mudanças nas condições de estrada. O resultado é maior conforto em retas e um desempenho mais firme em curvas.

Vídeo incorporado do YouTube

Consumo

Em nossos testes, andando na velocidade de 80 a 100 Km/h, por cerca de 500 quilômetros, você vai alcançar a média de 10km/l, não mais. Na cidade, ele fez entre 6 a 7,5km/l. Lembrando que os nossos testes foram feitos em vias com trânsito, necessidade de ultrapassagens e afins. Não é um teste de laboratório, é usuário comum (podemos chamar de comum?) viajando. 

Esse foi o nosso primeiro conteúdo exclusivo sobre Carros, deixamos o nosso agradecimento a Ford por nos emprestar logo um Mustang 😀. 

E então, o que acharam do Ford Mustang GT Premium? Querem ver mais conteúdos de carros e tecnologias empregadas a veículos aqui no Oficina da Net? Deixe nos comentários.