Na CES (Consumer Electronics Show) 2024, ficou evidente que a indústria automotiva está atualmente direcionada para a implementação massiva de inteligência artificial em carros, em vez de focar exclusivamente nos veículos autônomos. A presença da IA em várias situações e dispositivos se reflete nos lançamentos das montadoras durante o evento, destacando uma mudança de ênfase em relação aos carros autônomos.
Microsoft influenciou o mercado de carros
A primeira montadora de carros a ser influenciada pela Microsoft foi a Mercedes. Em junho de 2023, a empresa anunciou que iria implementar o ChatGPT no sistema de voz de seus veículos. Agora, durante a CES 2024, a companhia revelou uma atualização para seu Assistente Virtual MBUX, trazendo a inteligência artificial para o sistema operacional.
Segundo a Mercedes, esta nova atualização do MBUX trará uma interação mais natural entre seus carros e os motoristas. Mas ela não é a única fabricante que aderiu a este movimento de IA para auxiliar as pessoas na condução dos veículos. Foi anunciado pela Volkswagen que o ChatGPT será implementado em seus carros no segundo trimestre de 2024 nos EUA.
Além da Mercedes e da Volkswagen, a BMW tambem disse que fará o mesmo em seus carros, além de utilizar a IA para entretenimento automotivo, incluindo ideias com realidade aumentada e streaming. Ao mesmo tempo, a Hyundai e a Honda (em parceria com a Sony) também revelaram que tem planos para implementar de forma massiva recursos de inteligência artificial em seus veículos.
O que esperar da IA em carros
Considerando que já temos grandes nomes da indústria automotiva (Mercedes, Volkswagen e BMW) alocando um grande investimento em IA para carros, é provavel que outras montadoras sigam essa onda. Espere que empresas como Kia, Audio, Porsche, entre outras anunciem em breve novidades relacionadas a recursos envolvendo inteligência artificial.
A importância da IA nos carros
Por vezes, ao utilizarmos assistentes de voz virtuais como o Google Assistente e o Siri, os usuários passam dificuldades para fazer com que seus comandos sejam compreendidos. Por conta disso, na grande maioria das vezes, é necessário falar a mesma coisa por duas ou até três vezes para que assim seja realizada a ação desejada.
Ao implementar uma tecnologia de inteligência artificial melhor, que contem com modelos de linguagem avançados como, por exemplo, o ChatGPT, a experiência do motorista provavelmente mudará completamente. Além disso, a adição de tecnologias assim em carros abrirá diversas possibilidades para a criação de novas funcionalidades nos veículos.
Evolução das tecnologias de hardware e software
Com evolução dos chips voltados e softwares para veículos, além da chegada dos padrões de transmissão de internet Wi-Fi 7 e o 5G, a implementação de recursos relacionados a IA em carros se tornará ainda mais fácil, trazendo uma experiência mais fluída.
O 5G promete uma velocidade até 50 vezes mais rápida do que a oferecida pelo 4G enquanto o Wi-Fi 7 promete uma capacidade de transmissão quase 5 vezes maior que o Wi-Fi 6E. Para saber mais a fundo sobre cada uma das tecnologias de transmissão sem fio de internet, acesse nosso artigo sobre os mitos a respeito do 5G e sobre a certificação do Wi-Fi 7.
O que você acha que teremos nos próximos anos nos carros que utilizarão IA para auxiliar o motorista? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.