A tecnologia está cada vez mais presente entre nós, como sabemos. O futuro reserva carros totalmente autônomos, que não precisam mais de motoristas para locomoção. Os modelos já começaram a ser testados, no entanto, ainda não estão pelas ruas. As normas atuais de segurança nos EUA, mostram que um veículo automotor precisa seguir uma série de regras. Agora, a o Departamento de Transportes pretende modificar a normativa para comportar também carros sem motorista.
O departamento, através da National Highway Traffic Safety Administration, "pretende reconsiderar a necessidade e adequação de seus padrões de segurança atuais", como aplicado a veículos autônomos, lê o documento de 80 páginas. Em particular, os reguladores dizem que buscarão mudar esses padrões de segurança "para acomodar tecnologias automatizadas de veículos e a possibilidade de estabelecer exceções a certos padrões - que são relevantes apenas quando os motoristas humanos estiverem presentes".
Através das mudanças das regras, muitas empresas do setor, como a Waymo, do Alphabet, e a General Motors, poderiam liberar os seus veículos para circulação em vias públicas.
Veículos autônomos "poderiam salvar milhares de vidas", disse a secretária de Transportes Elaine Chao em um evento em Washington, DC, na quinta-feira. Na ocasião, ela mencionou o relatório atual de fatalidade em veículos motorizados, que causou a morte de mais de 37.000 pessoas em acidentes de carro no ano passado.
Atualmente, as empresas de carros precisam atender 75 normas de segurança de automóveis, levando em consideração a presença de um motorista licenciado.
Alguns defensores de segurança condenaram as diretrizes, alegando que as indústrias de tecnologia e automotiva terão nas mãos muito poder e também influência.
"Apesar das mortes, ferimentos e acidentes envolvendo uma variedade de tecnologias de veículos semi-autônomas e autônomas em todo o país, o DOT continua insistindo que eliminar a regulamentação é o caminho para alcançar a segurança", disse o Centro de Segurança Automobilística em um comunicado.
"Embora a tecnologia seja promissora, ainda não conquistou aceitação pública", disse Chao. "As empresas precisam intensificar e abordar as preocupações do público em relação à segurança. Porque sem a aceitação pública, todo o potencial dessas tecnologias pode nunca ser realizado. A aceitação do consumidor será a restrição ao crescimento dessa tecnologia ".
"A abordagem do departamento para novas tecnologias é tecnologicamente neutra", disse Chao. "Este não é um comando e controle de cima para baixo. Este departamento não tem o hábito de escolher vencedores e perdedores. "
O Congresso, por enquanto, continua avaliando a legislação que pode abrir mais caminhos para os carros autônomos. Um projeto de lei está estagnado no Senado, já que vários senadores se mostraram preocupados com a segurança.
Apesar de já serem uma realidade, os carros autônomos ainda estão em fase de testes, e por enquanto não sabemos quando eles realmente estarão circulando pelas ruas.
Fonte: The Verge
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.